7 coisas que queremos no PS5

HSR

15 anos de Xbox e PXB
PXB Gold
Outubro 31, 2014
12,144
17,576
Campo Grande - MS
Estava dando uma olhada na matéria da Eurogamer , pelo menos para mim o fator principal é manter a biblioteca, jogos do PS4 funcionar de forma nativa no PS5. Depois desse investimento todo da MS com retrocompatibilidade, eu também penso que o caminho será este para o console da MS, agora da Sony é sonhar. Espero que vire realidade.

Outra coisa que gostaria por parte da Sony, mudança de região. Gostaria de sair da PSN US para BR mantendo minha ID.

E vocês caros colegas, o que gostariam de ver no PS5?


_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
1. Multiplayer Online Gratuito

Se há coisa desagradável que a actual geração de consolas trouxe, foi isto: a necessidade de pagar uma subscrição mensalmente ou anualmente para ter acesso à funcionalidade multiplayer online dos jogos. A Microsoft já pratica isto há mais tempo, enquanto a Sony apenas implementou o mesmo modelo com a PlayStation 4. Agora, até a Nintendo vai implementar um modelo semelhante para a Nintendo Switch.

De um ponto de vista financeiro, as subscrições para se ter acesso ao multiplayer online são altamente lucrativas, no entanto, não são propriamente amigáveis para o consumidor. Embora estes serviços ofereçam mensalmente jogos aos subscritores - no caso da Sony o PlayStation Plus - não faz sentido cobrar um valor extra para ter acesso a uma funcionalidade que o consumidor já pagou quando comprou o jogo.

Menos sentido faz quando o PlayStation Plus (ou os restantes serviços do mesmo estilo) não garante vantagens como servidores dedicados nos diversos jogos com multiplayer online. No PC, onde não existe propriamente um dono da plataforma, não há qualquer necessidade de se pagar uma subscrição para se jogar online. Nas consolas, e neste em particular na PlayStation 5, também não deveria existir.

Embora a subscrição ao PlayStation Plus possa fazer sentido para alguns, para outros não o faz, principalmente para entusiastas que costumam comprar os jogos no lançamento. Nestes casos, em que os utilizadores já têm praticamente todos os jogos que são oferecidos no serviço, o PlayStation Plus torna-se meramente num pagamento obrigatório para se acesso completo aos jogos com multiplayer online.

2. Retro-compatibilidade

É uma funcionalidade já presente na Xbox One e praticamente obrigatória para a PlayStation 5.

De facto, se há vantagem que a Microsoft tem actualmente perante a Sony, é esta. Na Xbox One existe retro-compatibilidade com jogos da Xbox 360 e da primeira Xbox. Existe o argumento de que não vale a pena voltar a jogos antigos, mas quanto temos várias a editoras a apostar em re-lançamentos e remasterizações, esse mesmo argumento cai por terra.

Com os jogos retro-compatíveis "Enhanced" temos casos de remasterizações instantâneas, jogos que ficam com um aspecto visual claramente melhorar graças ao poder do hardware actual. Basta olhar para o caso do primeiro Assassin's Creed, que na Xbox One X recebe um facelift notávek.

Nem todos os jogos da vasta biblioteca da Xbox 360 e da Xbox One são retro-compatíveis, mas a Microsoft tem-se mostrado incansável neste aspecto. Portanto, no mínimo, gostaríamos que a PlayStation 5 fosse retro-compatível com os jogos da PlayStation 4, mas obviamente que o ideal seria retro-compatibilidade com jogos de todas as consolas anteriores (principalmente a PlayStation 2, uma consola com tantos clássicos).

A PlayStation 4 é a única consola da marca que foi lançada sem retro-compatibilidade, se bem que essa tendência estabeleceu-se já na PlayStation 3, quando a Sony abandonou a funcionalidade de retro-compatibilidade com a PlayStation 2 depois do modelo inicial de 60 GB da PlayStation 3. A PlayStation 2 sempre foi retro-compatível com os jogos da PlayStation 1.

Ficaríamos extremamente desiludidos se a PlayStation 5 não tivesse retro-compatibilidade.

3. Streaming para qualquer smartphone

Tecnicamente, isto já é possível com a PlayStation 4, mas oficialmente a Sony só garante suporte para os smartphones da gama Xperia (mas há quem tenha modificado a aplicação para a tornar compatível com smartphones de outras marcas).

O que queremos é que na PlayStation 5 a Sony torne esta funcionalidade mais abrangente, permitindo de forma oficial que a consola faça streaming de um jogo para qualquer smartphone (desde que cumpra os requisitos mínimos). A questão dos controlos é fácil de resolver, visto que o comando Dualshock pode ser ligado por Bluetooth ao dispositivo.

Com o frenesim que a Nintendo Switch gerou com o seu factor híbrido, a PlayStation 5 pode tirar partido do mesmo conceito sem ter que ser desenhada de raiz para tal. Existe, obviamente, a questão de ser necessária uma boa ligação à Internet para a experiência de streaming ser boa, mas nos próximos anos isso será cada vez menos um problema.

Hoje em dia quase todos têm um smartphone, portanto, a Sony tem na PlayStation 5 uma boa oportunidade para capitalizar nesta funcionalidade que até já existe actualmente mas que é pouco promovida e usada.

4. Dualshock 5 com mais possibilidades

O Dualshock 4 é um excelente comando e que cumpre em pleno a maioria das necessidades que os jogadores possam ter, mas existe espaço para melhorias e são várias as marcas que neste momento estão a explorar o mercado dos jogadores hardcore, que procuram comandos com mais botões e funcionalidades.

Se alguma vez pegaste num comando da Scuff, Razer ou de outras marcas de acessórios, deves saber daquilo que estamos a falar. Estas marcas vendem comandos com botões extra que permitem esquemas de controlos melhores e concretização de sequências de acções que num comando tradicional são mais complicadas.

Entre as adições feitas a estes comandos de marcas terceiras estão botões extra na parte traseira, que complementam os botões nos ombros e os gatilhos. Porque razão é que estes botões dão jeito? Porque deste modo consegues fazer praticamente tudo sem teres que carregar nos botões frontais com os polegares (o que te obriga a mover os dedos dos gatilhos).

A adição destes botões adicionais beneficiaria mais os jogadores hardcore e jogos de natureza competitiva. O custo de fabrico de cada Dualshock também poderia potencialmente aumentar, mas deste modo a Sony estaria a oferecer um comando de origem preparado tudo e para todo o tipo de jogadores.

5. PS Plus integrado com o PS Now

Se a Sony remover a necessidade de ter uma subscrição ao PlayStation Plus para se jogar online - o nosso primeiro desejo desta lista - o serviço perderá inevitavelmente algum valor. Todavia, existe uma forma de atenuar isso.

Neste momento a Sony tem dois serviços de subscrição separados: o PlayStation Plus, que todos conhecem muito bem, e o PlayStation Now, que nem sequer está disponível em Portugal. O PlayStation Now é mais próximo que a Sony tem do Xbox Game Pass, a diferença é que todos os jogos são jogados via streaming, em vez de serem instalados na consola.

Uma das previsões das grandes editoras de videojogos é que o streaming vai começar a ganhar tracção, e se isto for verdade, juntar os dois serviços de subscrição num só faz sentido. Deste modo, os utilizadores da PlayStation terão acesso mensalmente aos jogos do PlayStation Plus e ainda à biblioteca com mais de 650 jogos do PlayStation Now, composta por títulos da PlayStation 2, PlayStation 3 e PlayStation 4.

Juntar os dois serviços faz sentido para aumentar ainda mais o valor do PlayStation Plus, até porque não nos parece que a grande maioria dos utilizadores estejam dispostos a pagar por dois serviços separados na mesma consola.

6. Um disco SSD

É um pedido que pode aumentar substancialmente o preço da consola, mas que faz uma grande diferença nos tempos de loadings.

Os discos SSDs estão a tornar-se cada vez mais comuns e os preços mais acessíveis, o único problema é que o preço a pagar por cada Gigabyte de memória continua a ser mais caro do que um disco tradicional.

Para resolver este problema de custo existem várias opções. O modelo mais fácil é criar dois modelos da PlayStation 5 para o lançamento, sendo que um dos factores diferenciais estará no disco SSD. Ou seja, o modelo mais barato terá um disco de armazenamento normal e o modelo mais caro um disco SSD.

A outra solução é colocar espaço para dois discos de armazenamento na consola. Com esta alternativa a Sony poderá colocar um disco normal mas com mais capacidade (tipo 1 TB) e um disco SSD com menos capacidade (algures entre 128 GB e 256 GB). Assim os utilizadores poderão escolher em que disco instalar os jogos para usufruir de tempos de loading menores.

Sabemos que o nosso pedido pode parecer arrojado actualmente devido aos custos implicados (pelo menos actualmente), mas também é possível que daqui a dois ou três anos, quando a PlayStation 5 for lançada, o preço dos discos SSD tenha baixado consideravelmente.

7. 60 FPS! 60 FPS! 60 FPS!

À medida que a resolução padrão dos jogos vai aumentando, é cada vez mais difícil para o olho humano perceber essa diferença. Dos 1080p para 4K ainda existe uma diferença visível, portanto, esta corrida ao 4K que aconteceu a meio desta geração não nos parece descabida de todo.

Aliás, se há coisa que a PlayStation 4 Pro e a Xbox One X provaram é que, mesmo nem sempre atingindo a resolução 4K nativa, a técnica de checkerboarding (um upscale de resoluções intermédias para 4K) é capaz de oferecer resultados muito satisfatórios.

É por isso que na próxima geração queremos que os produtores dêem prioridade aos 60 FPS, mesmo que isso signifique por vezes não atingir nativamente a resolução 4K. Os 60 FPS oferecem uma experiência muito mais suave e satisfatória em qualquer jogo, mas até hoje os 30 FPS continuam a ser o padrão nas consolas.

Os 30 FPS continuam a ser o padrão porque oferecem uma experiência aceitável e são uma forma de continuar a aumentar a qualidade visual dos jogos e a resolução sem arruinar o desempenho. No entanto, como estávamos a explicar inicialmente, se a corrida por resoluções maiores atenuar, os produtores poderão finalmente dar prioridade aos 60 FPS.

Se és daqueles que dizem que não vês diferenças entre 30 FPS e 60 FPS, então é porque nunca jogaste um jogo a 60 FPS.


 
  • Curtir
Reações: Edu Barros

Lightwarrior-JF

Guerreiro
Julho 9, 2015
1,393
1,102
juiz de fora - MG
Retrocompatibilidade acho que não vai ter pelos seguintes motivos :
PS4 vende bem sem retro e a Sony se mantém disparado na frente das rivais
Maneira de ganhar um extra com Remasters
Sony sempre disse que retro = jogar jogos velhos e que ninguém quer isso

Mas tomara que eu esteja errado e que seja possível rejogar meus jogos no Ps5

Enviado de meu Moto G (5S) usando o Tapatalk
 

User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
12,246
11,403
Mantendo essa pegada de bons jogos e boas novas franquias, para mim, já tá valendo.
Se tiver retrô é bônus, mas longe de ser essencial.
 

SouzaRJ

Desde o Portal Xbox.
PXB Gold
Julho 18, 2012
9,793
7,392
Rio de Janeiro
Acabei de ler essa matéria la na eurogamer... e olha, até que na grande maioria, os pedidos deles não são nada inalcançáveis.

Tirando o lance do controle "pro" e a ideia do console vir com um SSD, o resto é bem plausível.

Porém, pagar para jogar online é algo que já está enraizado na comunidade gamer de console, não creio que a Sony e nem mesmo a MS vão parar de cobrar isso.

Pena que a dona Sony provavelmente não vai mem tocar nesses pontos... porque se você olhar, são aqueles que a galera sempre está querendo melhoria, mas se continuar do jeito que está, vai descer goela abaixo do mesmo jeito.

Só a retro compatibilidade, que eu acho que ao menos com o PS4, deveria ter... e não duvidaria muito que ela faça isso. Já que por mais que eles insistam em mentir que ninguém liga para isso, é impossível fechar os olhos para o ENORME sucesso e recepção positiva que isso tem na comunidade do xbox.



Enviado de meu Zenfone 4 Max usando Tapatalk
 

HSR

15 anos de Xbox e PXB
PXB Gold
Outubro 31, 2014
12,144
17,576
Campo Grande - MS
Esses consoles mid-gen provaram que é possível dar um salto na qualidade de hardware mantendo o padrão com os consoles bases. Então não é nada difícil manter a estrutura da plataforma e dar um novo salto na qualidade do hardware em relação aos mid-gen.

Então eu acredito muito que a próxima geração pode ser 100% compatível com Xbox One e PS4.

Essa ideia de pegar toda sua biblioteca de jogos e deixar na reserva porque a next-gen não é compatível passou a ser inaceitável nos dias atuais. Vamos ver o que essas empresas vão aprontar nos próximos consoles.
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: PerijonesBR

SouzaRJ

Desde o Portal Xbox.
PXB Gold
Julho 18, 2012
9,793
7,392
Rio de Janeiro
3- Um bom jogo arcade de corrida

Você diz para a próxima gen? Ou sentiu falta disso na geração atual?

Porque eu achei Driveclub MUITO competente nessa vertente arcade do gênero.

Ta certo que gente que acha "difícil", mas ele está longe de ser simulador.

E mesmo tendo um escopo menor do que o Foriza Horizon por exemplo, sem a parte do mundo aberto, eu ainda acho que o DC um puta jogão.

Uma pena a sony ter fechado o estúdio... sem dúvidas vão fazer falta no PS5.


Enviado de meu Zenfone 4 Max usando Tapatalk
 

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
12,786
27,401
Ribeirão Preto
Retrocompatibilidade acho que não vai ter pelos seguintes motivos :
PS4 vende bem sem retro e a Sony se mantém disparado na frente das rivais
Maneira de ganhar um extra com Remasters
Sony sempre disse que retro = jogar jogos velhos e que ninguém quer isso

Mas tomara que eu esteja errado e que seja possível rejogar meus jogos no Ps5

Enviado de meu Moto G (5S) usando o Tapatalk
Não sei. Tá certo que a Sony já mostrou que gosta de espremer todos os centavos possíveis dos clientes, mas o PS4 foi o único console dela lançado sem retrocompatibilidade, tanto PS2 quanto PS3 vieram com retro nativa. Além disso, eu entendo perfeitamente que retro nativa com o PS3 iria encarecer demais o PS4, e via software, como faz a Microsoft, demandaria muito hardware, é só ver as specs necessárias para rodar bem o RPCS3. Enfim, pelo menos não é impossível que o novo console seja retrocompatível, mas eu não ponho a minha mão no fogo por isso.
 

HenriquePerche

Guerreiro
Janeiro 12, 2016
7,821
8,336
Ribeirão Preto
Você diz para a próxima gen? Ou sentiu falta disso na geração atual?

Porque eu achei Driveclub MUITO competente nessa vertente arcade do gênero.

Ta certo que gente que acha "difícil", mas ele está longe de ser simulador.

E mesmo tendo um escopo menor do que o Foriza Horizon por exemplo, sem a parte do mundo aberto, eu ainda acho que o DC um puta jogão.

Uma pena a sony ter fechado o estúdio... sem dúvidas vão fazer falta no PS5.


Enviado de meu Zenfone 4 Max usando Tapatalk
Eu AMO Driveclub, sério, depois de Forza Horizon 3 pra mim é o melhor jogo de corrida da geração.

Mas eu queria um jogo de corrida open World mesmo, tanto faz pra essa ou pra próxima geração.

Agora se desconsiderarmos os jogos, retro e melhorias na Plus me satisfazem.
 
  • Curtir
Reações: SouzaRJ

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,429
74,999
Rio Grande do Sul
Maior pulo de uma retrocompatibilidade do próximo PlayStation seria mandar uma mensagem importante pros 80+ milhões de consumidores: "ó, vocês podem continuar jogando seus jogos aqui na próxima geração hein".

Em um mercado cada vez mais digital, isso é um argumento e tanto pra convencer a galera a não pular a cerca e seguir com a marca.
 
  • Curtir
Reações: PerijonesBR

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,731
Retrocompatibilidade pra um console novo é essencial. Não vou mais cair na besteira de comprar um PS sem grandes lançamentos já no primeiro ano. PS4 ficou muito tempo pra valer a pena e o PS3 também. Duvido que o 5 vá ser diferente, ainda mais agora em que o tempo de produção dos jogos só aumenta.

Já tendo retro total com o 4, seria uma forma de evitar a seca inevitável dos primeiros anos.
 

Lightwarrior-JF

Guerreiro
Julho 9, 2015
1,393
1,102
juiz de fora - MG
Maior pulo de uma retrocompatibilidade do próximo PlayStation seria mandar uma mensagem importante pros 80+ milhões de consumidores: "ó, vocês podem continuar jogando seus jogos aqui na próxima geração hein".

Em um mercado cada vez mais digital, isso é um argumento e tanto pra convencer a galera a não pular a cerca e seguir com a marca.
Inegável que seria como entrar na " próxima geração" já na frente , inclusive a Sony que costumava bater na tecla que retrocompatibilidade era inútil agora nem toca mais no assunto. Pode ser porque estão preparando ela pro Ps5
Só fico na dúvida se vão engolir o orgulho e voltar atrás e vão largar o osso da Remasterização.
O principal acho que estão fazendo que é focar em novas ips exclusivas e estúdios.

Enviado de meu Moto G (5S) usando o Tapatalk
 

broskione

Guerreiro
Dezembro 29, 2017
2,503
3,189
Brasília
Falar que eu espero que a notícia que eu postei ontem sobre o lançamento demorar mais um tempo é uma coisa ruim?
Para mim que "acabei" de comprar um console da atual gen(Outubro passado) ver um PS5 ou um novo xbox já em 19 seria tenso demais..
Quero muito comprar um PS5 no futuro, mas pode demorar um pouquinho pra sair rsrs
 

jackzsul EX

Guerreiro
Março 10, 2014
3,057
2,569
Eu torci o nariz quando anunciaram a retrô do Xbox One. Pensei comigo: "Agora vão focar só na biblioteca do X360 e os jogos novos vão demorar mais." E nem usei por um certo tempo.

Depois que comecei a usar o recurso vi que realmente é algo muito, mas muito bom. Na próxima gen vou ter um console só e retrô vai pesar na minha decisão.
 
  • Curtir
Reações: PerijonesBR

Max

Em Abstinência ?
PXB Gold
Janeiro 19, 2011
3,990
1,780
Rio Grande do Sul
Retrocompatibilidade será obrigatório no próximo console. Porque penso isso:

- Primeiro, não teremos grandes novidades em um próximo console, tirando o fato de um hardware novo e com mais potencial.

- O mercado já mostrou que um hardware melhor não é o grande fator decisivo de compra a curto prazo,

- Se buscam uma "transição" rápida dos usuários do PS4 para um novo console, precisa existir uma recepção confortável para o bolso deles: "ó, enquanto preparamos novos jogos para o PS5, você pode jogar toda a tua biblioteca do PS4 aqui, com um hardware melhor, e sem custos".

E se eu posso aproveitar o espaço para fazer uma aposta: os próximos consoles, tanto da Microsoft e da Sony, terão já nos seus lançamentos, mais que uma versão de hardware.
 

Archangel2035

Casual
Setembro 17, 2008
2,445
1,769
retrocompatibilidade com jogos ps4 acho obrigatorio. Se nao tiver so compro no lancamento de uma continuacao de god of war ou horizon zero.

Claro nao querer demais queria retro nativo com jogos de ps3, ps1, vita e psp - tem uma biblioteca enorme destes jogos acho ficam desperdicados.

E tambem acho que a proxima geracao tem que focar nos 1080p e 60 fps nativos, na maioria dos jogos. promessa mal cumprida nesta geracao em todos consoles

Enviado de meu SM-G610M usando o Tapatalk
 

Archangel2035

Casual
Setembro 17, 2008
2,445
1,769
Eu AMO Driveclub, sério, depois de Forza Horizon 3 pra mim é o melhor jogo de corrida da geração.

Mas eu queria um jogo de corrida open World mesmo, tanto faz pra essa ou pra próxima geração.

Agora se desconsiderarmos os jogos, retro e melhorias na Plus me satisfazem.
Sony realmente esta devendo um GT, se acomodou e foi engolido por forza

Enviado de meu SM-G610M usando o Tapatalk
 
  • Curtir
Reações: PerijonesBR

The Herdy

VASCO
Março 1, 2011
6,300
3,357
Se não tive retro eu nem penso em comprar, pra mim hoje é junto com FPS as duas principais questões para a próxima geração da sony. Apesar da liderança isolada e confortável durante toda a geração, acredito que a microsoft conseguiu correr atras agora no final e a diferença diminuiu, a Sony não vai dar o mesmo mole que a MS deu em 2013, se der farei o mesmo que fiz na época esqueço preferencia e vou no que melhor atender na hora.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)