E se você fosse comprar os novos estúdios?

patrickfb

Guerreiro
Abril 8, 2017
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Vila Velha - ES
Num belo dia você acorda e percebe sua barriga saliente, olha para o espelho ao lado da cama e você descobre que hoje vc é Phil Spencer. Sem entender nada logo percebe um homem sentado em uma cadeira no quarto. Esse homem é Bill Gates que te passa a missão de comprar 8 estúdios (ele quer completar 20 e não ta contando com a MGSP) ou você terá que usar Windows Phone pro resto da sua vida.
Desesperado você abre o seu surface procurando o contato da CDPR, quando recebe a ligação de Satya Nadella passando as regras.

- Não pode comprar estúdio com mais do que 350 funcionários
- Não pode comprar estúdio pertencente a outra empresa (ex: fromsoftware, crystal dynamics)

Quais seriam os seus 8 estúdios?


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ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
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Rio Grande do Sul
Eu iria nesses aqui, acho que nenhum passa de 100 até, mas daria uma boa diversidade, além de ter gente talentosa nos estúdios e serem equipes que lançam propostas diferenciadas/únicas no mercado. O dinheiro economizado em salários ao não buscar estúdios com 350 pessoas seria integralmente revertido no desenvolvimento dos jogos desses estúdios ou no aumento das equipes (mas nem tanto).
  • Croteam - Ideias interessantes que quebram alguns conceitos
  • Double Fine - Estilo dos jogos e gosto do Tim Schafer, deem dinheiro pra esse senhor
  • Giant Sparrow - Dois jogos e duas propostas únicas e diferenciadas
  • Image & Form - Gosto de Steamworld Dig, na falta de uma palavra melhor, os jogos deles são gostosos de jogar
  • Klei Entertainment - Precisamos de um Mark of the Ninja 2, bom histórico de jogos menores
  • Moon Studios - Garantir que os jogos deles não virem multiplataforma
  • Remedy - Bons jogos com foco em narrativa e gosto do Sam Lake, deem dinheiro pra esse senhor também
  • Tequila Works - Adventures com elementos de plataforma e ideias inusitadas
 
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Marcos Assis

Guerreiro
PXB Gold
Setembro 17, 2014
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Tequila Works - Porque Rime é incrível
Moon Studios - Ori é um dos melhores jogos da vida
Remedy - Sam Lake é um maluco que pode ser genial a qualquer momento

...
Pedindo consultoria do nosso posto Ipiranga @ronabs pros outros estúdios :eyes:
 
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MainFrame93

Velhato
PXB Gold
Dezembro 12, 2013
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Curitiba
Excluindo os já comprados eu compraria:

  1. Arc System (DBZ Fighter z) para levar KI ao patamar de street fighter
  2. Gunfire Games (Darksiders) para criar um franquia hack 'n slash AAA
  3. Humanhead Studios (Prey) para trabalhar em jogos simples AA para alimentar o gamepass
  4. MdHR (Cuphead) para criar metroidvanias de nível GOTY
  5. Mistwalker (Bluedragon) para criar jogos AA RPG
  6. Ready at dawn (The order 1886) para criar franquia em terceira pessoa com foco em exploração e narrativa e alta qualidade gráfica (Tomb raider/ Uncharted)
  7. Deck 13 (Lords of the fallen)
  8. A44 (Ashen) Juntamente com a Deck 13 criar uma franquia RPG Souls like
 

patrickfb

Guerreiro
Abril 8, 2017
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Vila Velha - ES
Eu iria buscar diversidade nos estúdios

Red barrels - terror
Deck 13 - souls
Arc system - luta
Remedy - ação/ Narrativa
IOI - stealth / terceira pessoa
Moon - Plataforma ( apesar de gostarem da independência)
Insomniac - mundo aberto (essa seria difícil)
Dontnod - narrativa interativa

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ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,522
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Rio Grande do Sul
Cade o @ronabs pra listar todos os estúdios com menos de 350 funcionários no mundo?
Pedindo consultoria do nosso posto Ipiranga @ronabs pros outros estúdios :eyes:
É que estúdios com 350 pessoas são muito grandes, a maioria que tem esse tamanho está ligada a alguma empresa/publisher pra conseguir se manter, poucos são independentes, é muita gente pra pagar e o fluxo de grana tem que ser constante. Abaixo fiz uma lista mais de referência de alguns estúdios mais conhecidos assim, muitos são bem menores do que a gente imagina, outros bem maiores.
  • 4A Games | ~150
  • Armature | ~50
  • Asobo | ~140
  • Bohemia Interactive | ~346
  • Bungie | ~750
  • Capy Games | ~30
  • Deck13 | ~ 50
  • Dontnod | ~166
  • Frictional Games | ~20
  • Frogwares | ~80
  • Haemimont Games | ~60
  • Hello Games | ~20
  • Insomniac | ~284
  • IO Interactive | ~180
  • Kojima Productions | ~100
  • Mass Media Games | ~50
  • Piranha Bytes | ~30
  • Platinum Games | ~200
  • Playdead | ~40
  • Starbreeze Studios | ~170
  • Rebellion Developments | ~300
  • Saber Interactive | ???
  • Sumo Digital | ~500
  • Team17 | ~140
  • Techland | ~300
 
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Cap Holandes

Rei do Gulag!?
Outubro 16, 2013
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MT
PHIL - Olha Bill, com todo respeito sei que tu és meu chefe, mas não irei aceitar tua empreitada!
BILL - Hora mas porque? não estou entendendo

PHIL - É simples, posso parecer estranho mas não acredito que a compra de novos estúdios vai ajudar nossa reputação
BILL - Mas como assim, jogos são o foco da sua divisão! achei que precisava de mão de obra para isso.

PHIL - Sim jogos são o nosso foco, mas creio que mesmo se contratarmos os melhores talentos desa industria não conquistaremos o topo.
BILL - Como assim que topo? topo de vendas?

PHIL - Topo de melhor console, com os melhores jogos.
BILL - Mas achei que era só fazer bons jogos e que os estúdios seriam parte disso

PHIL - Não vai funcionar, por mais que consigamos fornecer este conteúdo. A sony já conquistou a todos e não impota o que façamos isso nunca vai mudar. Nossos jogos sempre vão ser repetitivos, nossos jogos sempre vão ser sem imersão, e mesmo sendo um catalogo bem variado, não vai se equiparar ao catálogo da majestoso Sony.
BILL - Nossa isso é um problema, não podemos dar a volta por cima? não tem nenhuma forma? nada mesmo que possamos fazer?

PHIL - Olha, tem sim uma única coisa, que cobre todo esses investimento e ainda tem a possibilidade de dar mais retorno do que novos estúdios.
BILL - Mas o que seria? fale logo homem!

PHIL - Olha a resposta é muito simples! Influenciadores Digitais e MetaBots
BILL - Você esta de brincadeira comigo? é sério isso? mas o que são esses MetaBots?

PHIL - Achei que você não saberia, os MetaBots podem salvar nossos games, são responsáveis da força que rege sobre a qualidade dos games, são detentores da verdade absoluta no que se refere a qualidade de um game, e somente eles tem poder para alavancar nossa reputação!
BILL - Você esta abusando do meu tempo Homem, disse disse e não disse nada.

PHIL - Desculpe! MetaBots é uma abreviação minha para Metacritic Bots. Nada importa, o que rege sobre os games são as notas e reviews, nada mais importa tudo é sobre notas. Quanto melhor a nota melhor o jogo! sua opinião pessoal não conta.
BILL - Entendo esta fazendo mais sentido.

PHIL - Se investirmos de forma massiva nos influenciadores digitais e nos Metabots que envolvem uma massa de usuários e muitos sites especializados, nos ganhamos o coração do publico alvo. Os metagamers! o restante dos consumidores vão junto com estes jogadores.
BILL - Interessante, você acredita mesmo nisso? me parece teoria de conspiração.

PHIL - Sim, muitos acreditam que isso é coisa da cabeça de muitos, e que esse sistema midiático é parcial e não influencia nas vendas finais e reputação de um console e seus jogos. Mas até aquele maluco do nosso presidente conseguiu se eleger com bots e mídias sociais.
BILL - Sempre achei que o Trump foi eleito por seu empreendedorismo e reputação em Wall Street

PHIL - Nunca, nesse mundo em que vivemos tudo se resume aos Bots virtuais, que levam as massas a um estado de manada, simplesmente replicando ideias de terceiros. É algo duro mas você sabe disso, a diferença é que você Bill, tem mais fé na humanidade do que eu, mas o bom disso tudo é que isso pode alavancar nosso negocio. Esqueça O Gamepass, Xbox Live servidores dedicados, o suporte ao consumidor, sistema operacional absoluto e compra de estúdios. Vamos investir em Bots.

BILL - Tem certeza disso? essa sua ideia pode lhe custar seu cargo e reputação
PHIL - Certeza eu não tenho, mas essa ideia é a unica que meio veio a mente

BILL - OK, falando nisso, como chegou a essa conclusão? de onde tirou essa ideia?
PHIL - Olha é algo engraçado, se te contar nem acredita, mas sonhei que era um jogador, que não tinha vinculo nenhum com a Microsoft, e frequentava estes foruns da internet, um forum de Xbox, e me deparei com um tópico com o seguinte titulo. E se você fosse comprar os novos estúdios?. Onde eu poderia expressar minha opinião de como as coisas deveriam ser feitas se eu foce o chefe da Divisão Xbox. E quais estúdios eu compraria! algo imaginário. Primeiro mais parecia um pesadelo!

BILL - hahaha sério mesmo, mas porque pesadelo?
PHIL - Olha, acordar em uma vida onde eu não sou o presidente da divisão de games, ganhando um salário nada parecido com o meu, e em um mundo imaginário onde eu não seria eu, é muito amedrontador, só de pensar que não poderia tomar essas decisões me deixou agoniado, mas o bom que com esse sonho pude perceber que o foco não deveria ser os estúdios e sim na mídia, temos ótimos jogos e podemos fazer mais, só que e nada a adianta se a mídia não estiver do nosso lado.

BILL - Então é isso, vamos arriscar tudo em um sonho seu? que você mesmo disse que mais parecia um pesadelo?
PHIL - Muitas ideias inovadoras vieram de sonhos. Meu patrão!

BILL - OK, pra finalizar essa conversa, supondo que não consigamos dar a volta por cima com essa sua ideia, e eu queira demitir você qual seria uma alternativa segura para alavancar nossa receita com sua divisão?
PHIL - Filmes!

BILL - Você ta muito engraçadinho pupilo Phil, mas o bom que no seu sonho você não tinha consequências de suas ações não é mesmo.
PHIL- Ha Ha você que pensa, em meu sonho poderia ser banido do fórum por offtopic. :tired_face:

BILL - :laughing::laughing::laughing::laughing::laughing::laughing::laughing::laughing::laughing:
 

User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
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Tentei me concentrar em estúdios que, na minha visão, tenham algo único e/ou original
  • Double Fine
O estúdio do Tim Schafer tem senso de humor único e uma certa versatilidade. Acredito que com apoio financeiro significativo poderiam produzir Brutal Legend 2 tirando sarro de todos estes grandes jogos open-world que tivemos nessa geração.​
  • IO Interactive
Estúdio de Hitman e de outros jogos. Acho que a aquisição deles daria a MS, além de um estúdio talentoso, uma IP que já provou que funciona tanto em formato tradicional quanto no formato episódico, o que pode fazer sentido para o game pass.​
  • Larian Studios
Estúdio da série Divinity, que na minha opinião são RPGs incríveis e únicos, acho que agregariam em qualidade e originalidade. E o apoio financeiro da MS poderia elevar o padrão dos jogos deles.​
  • Mistwalker
Estúdio do mestre Hironobu Sakaguchi, se ele ainda quiser produzir para consoles. Como houveram rumores de um novo Last Story para Switch, acredito que seja do interesse dele. Deixaria ele criar o que quisesse, mas se quisesse trazer Blue Dragon de volta, não me oporia.​
  • Remedy Entertainment
O óbvio do óbvio, duvido que já não houveram conversas nesse sentido. Estando o Sam Lake a vontade para criar, acho que seria de grande valor. Novo Alan Wake mais que encomendado.​
  • Stoic Studio
É o estúdio de Banner Saga e uma escolha por gosto pessoal mesmo. Mas, além disso, a série já atingiu uma trilogia e, embora os três jogos sejam muito parecidos, são três bons jogos. O próximo passo para o estúdio poderia ser um projeto um pouco maior com o apoio da MS.​
  • Vanillaware
Pessoalmente, eu acho a arte 2D desses caras a mais bonita dos games. Não é só bela, como é de um visual único. Talvez seja difícil encaixar eles na brincadeira por ser um estúdio "bem japa", mas se a MS conseguisse desenrolar isso, eu ficaria impressionado.​
  • Warhorse Studios
Desenvolvedores de Kingdom Come: Deliverance que, apesar de ter lá seus problemas, tem uma abordagem única por se basear na história medieval real, sem magias.
Menções honrosas para Behaviour Interactive, Level-5, Starbreeze Studios e Techland.
 
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ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
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Rio Grande do Sul
Starbreeze Studios
Starbreeze que tá passando por uns apertos brabos, entraram com pedido de "reconstrução" na justiça sueca pra não decretar falência depois de uns insucessos (especialmente Overkill's The Walking Dead), deixando de pagar fornecedores terceirizados (funcionários estão ok por enquanto), e semana passada teve busca e apreensão de um órgão de crimes econômicos por suspeita de venda de informações privilegiadas, com gente sendo detida inclusive.
 
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Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
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Ribeirão Preto
Além de todos os nomes já citados aqui, eu tb iria considerar alguns micro estúdios e devs independentes. Fico só imaginando o que esse pessoal poderia fazer com um orçamento menos limitado:

- Team Cherry (Ari Gibson e Willian Pellen): Hollow Knight não é apenas excelente em todos os sentidos, mas tb um belo exemplo de como manter seu jogo relevante em um mercado altamente competitivo gerando conteúdo novo sem a necessidade de cobrar várias vezes de seu cliente.

- ConcernedApe (Eric Barone): Stardew Valley foi inspirado em Harvest Moon, mas conseguiu superar e muito a franquia nipônica. Além disso, grande parte do sucesso do jogo se deve ao fato de Eric Barone estar sempre em contato com os jogadores, ouvindo feedback e incorporando melhorias sugeridas e/ou moldadas pela comunidade.

- Toby Fox: Undertale é bizarramente único. Se vc não tem ideia da qualidade desse jogo, faça um favor a si mesmo: busque pela música Megalovania no YouTube.
 
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tric-one

Guerreiro
Maio 1, 2018
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Brasil
Num belo dia você acorda e percebe sua barriga saliente
A minha já está saliente há um bom tempo já...

Eu não faria questão de comprar novos estúdios, eu faria parcerias com grandes estúdios já existentes. Criaria assim mais conteúdo exclusivo para o Xbox e vantagens para quem jogar no console. Por exemplo, eu faria com que no novo mortal kombat aparecesse personagens exclusivos da versão de xbox, no próximo GTA que houvesse missões exclusivas para serem jogadas no xbox e o mesmo para futuros jogos de Assassin's Creed. Ah, falando em Ubisoft, eu bancaria um novo prince of persia baseado na quadrilogia sands of time. Exclusivo da Microsoft, claro.
 

MainFrame93

Velhato
PXB Gold
Dezembro 12, 2013
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Curitiba
A minha já está saliente há um bom tempo já...

Eu não faria questão de comprar novos estúdios, eu faria parcerias com grandes estúdios já existentes. Criaria assim mais conteúdo exclusivo para o Xbox e vantagens para quem jogar no console. Por exemplo, eu faria com que no novo mortal kombat aparecesse personagens exclusivos da versão de xbox, no próximo GTA que houvesse missões exclusivas para serem jogadas no xbox e o mesmo para futuros jogos de Assassin's Creed. Ah, falando em Ubisoft, eu bancaria um novo prince of persia baseado na quadrilogia sands of time. Exclusivo da Microsoft, claro.
Mas isso é justamente o que o Mattrick fez e iniciou a derrocada do Xone em 2013, um monte de conteúdo exclusivo em jogos multi e nenhum jogo masterpiece... esse é justamente o cenário que o Phil está tentando mudar
 
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Creis92

Guerreiro
Novembro 1, 2015
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14,419
Pernambuco
•NightDive Studios (System Shock 1 e 2; Turok 1 e 2)

•Flying Wild Hog (franquia Shadow Warrior)

•Larian Studio (franquia Divinity)

•Airship Syndicate (Battlechaser)

•Dontnod (franquia Life is Strange)

•Double Fine (Psyconauts)

•Piranha Bytes (Gothic, Elex e outros)



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LOCATELLi

Get Ready
Outubro 31, 2011
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Rio Grande do Sul
Curto e grosso:

Moon Studios: Tendo já parceria com a Microsoft, e Ori sendo uma obra de arte, não titubearia na contratação deles

MDHR: Com Cuphead sendo um jogo incrível, e já tendo o contato da Disney com eles, indica que pode vir MUITA COISA boa do estúdio, os irmãos Moldenhauer possuem um ótimo futuro a vista.

Remedy: Sem coments, já deveria ser da Microsoft há muito tempo. Sam Lake é um storytelling de primeira e seus jogos acabam sendo algo diferente da industria convencional

A44: Ashen é simplesmente fenomenal e seria o estúdio 'Souls' do Xbox. Se com um orçamento minusculo fizeram um jogo fucking excelente, imagina com todo o dinheiro e suporte da Microsoft

Nada fora da curva na minha lista, mas quem tem Xbox sabe que os jogos dessas produtoras são incríveis e todas possuem um talento gigantesco.
 
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Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
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- ConcernedApe (Eric Barone): Stardew Valley foi inspirado em Harvest Moon, mas conseguiu superar e muito a franquia nipônica. Além disso, grande parte do sucesso do jogo se deve ao fato de Eric Barone estar sempre em contato com os jogadores, ouvindo feedback e incorporando melhorias sugeridas e/ou moldadas pela comunidade.

De fato ele colocou uma jóia no mercado. Mas apenas recentemente ele se animou a fazer self publishing, com exceção do Switch em que ele continuará usando Publisher. Pelas manifestações dele, me pareceu um cara bem cru nas coisas da indústria. Não me surpreenderia se ele ficasse apenas no Stardew Valley em termos de produção de significância. Veja, por exemplo, a Mojang: depois de crescer um absurdo, ter um monte de funcionários, dinheiro, etc., tentou lançar outro jogo e foi pífio o resultado. Agora vão tentar lançar uma variante do Minecraft (Dungeons) e pode ser que obtenham mais sucesso.
Imagino que esse problema também possa ocorrer com o Studio MDHR. Por isso essas visitas da MS aos estúdios, ver como eles trabalham, o que eles estão pensando. Pra sentir dos devs se parece que eles estão apenas esperando recursos pra brilhar, ou se parecem meio perdidos sobre o rumo que vão tomar depois do primeiro sucesso.
 

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
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27,402
Ribeirão Preto
De fato ele colocou uma jóia no mercado. Mas apenas recentemente ele se animou a fazer self publishing, com exceção do Switch em que ele continuará usando Publisher. Pelas manifestações dele, me pareceu um cara bem cru nas coisas da indústria. Não me surpreenderia se ele ficasse apenas no Stardew Valley em termos de produção de significância. Veja, por exemplo, a Mojang: depois de crescer um absurdo, ter um monte de funcionários, dinheiro, etc., tentou lançar outro jogo e foi pífio o resultado. Agora vão tentar lançar uma variante do Minecraft (Dungeons) e pode ser que obtenham mais sucesso.
Imagino que esse problema também possa ocorrer com o Studio MDHR. Por isso essas visitas da MS aos estúdios, ver como eles trabalham, o que eles estão pensando. Pra sentir dos devs se parece que eles estão apenas esperando recursos pra brilhar, ou se parecem meio perdidos sobre o rumo que vão tomar depois do primeiro sucesso.
Com certeza, são apostas. Mesmo assim, seriam apostas com custo baixíssimo comparado à outros estúdios.
 

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