como que a indústria de games saiu de trilogias por geração para quem sabe um jogo de tal franquia na geração?
Tem diversos motivos, alguns dos principais são:
- Ferramentas mais complexas de desenvolvimento;
- Aumento dos custos de produção, por conta dessa complexidade;
- Mais plataformas onde o jogo deve ser lançado (360, PS3 e PC para One, One X, PS4, PS4 Pro e PC, para Series X, Series S, PS5 e PC), necessitando mais tempo pra fazer as coisas rodarem direitinho (3 plataformas na sétima geração, 5 na oitava, 4 agora, desconsiderando o Switch);
- E até uma expectativa do público mesmo, que espera que novas tecnologias venham acompanhadas de grandes saltos visuais/técnicos - que até acontecem, mas levam tempo e custam bem caro.
A gente conseguia ver jogos como Gears of War 1, 2 e 3 serem lançados em um intervalo de cinco anos (2006, 2008 e 2011), Uncharted 1, 2 e 3 em um intervalo de quatro anos (2007, 2009, 2011), Arkham Asylum, City e Origins em um intervalo de quatro também (2009, 2011, 2013 - o de 2013 não foi a Rocksteady, mas faz parte da série). Bastante coisa era reaproveitada para otimizar o desenvolvimento, se estruturava uma boa base e construía a partir dali.
Hoje em dia, tem quem considera Tears of the Kingdom (2023), God of War Ragnarok (2022) ou Spider-Man 2 (2023) como "DLCs" de Breath of the Wild (2017), God of War (2018) e Spider-Man (2018), sendo que são jogos que, sim, usam bastante do que já foi estabelecido mas criam novas mecânicas, áreas e elementos de jogabilidade em cima disso - como toda sequência faz. Sei que boa parte de quem fala isso é mais pra provocar mesmo, mas é um discurso cada vez mais comum em fóruns e redes sociais que não duvido que algumas pessoas realmente comecem a pensar assim. E perceba como os intervalos são muito maiores entre um e outro: seis anos entre os Zelda, cinco entre os God of War e Spider. Pegando algo da Microsoft, tivemos Gears 5 em 2019, se passaram quatro anos e nem sombra do próximo jogo ainda.
Esse é um dos pontos importantes por trás das aquisições recentes da Microsoft. Com toda essa demora, é bem possível que alguns estúdios (não só do
Xbox), especialmente aqueles AAA, passem a lançar apenas 1 jogo por geração. A Naughty Dog é um que pode acontecer isso, lançaram o Last of Us Part II pouco antes do lançamento do PS5 lá em 2020 e o próximo jogo deles dessa categoria (excluindo o remake ou o projeto multi, falando em single AAA focado em história/aventura) deve ficar só lá pra 2025-2026, quase na reta final do ciclo do PS5.