NOTINHA DO STARFIELD - Metacritic [PC - 87] e [XSX - 83]

Qual será a média de nota de Starfield no Metacritic?

  • 95+

  • 90+

  • 85+

  • 80+

  • 70+

  • 60+


Results are only viewable after voting.

patrickfb

Guerreiro
Abril 8, 2017
2,523
4,137
Vila Velha - ES
A polêmica do rotten mostra bem como não podemos confiar em notas da mídia como base pra definir o que é bom ou não.

Espero que cada vez mais a comunidade tire suas próprias conclusões. Seria interessante se a MS tomasse medidas diferentes, tirando esse acesso primário, já que ela conta com o GP, possibilitando que cada um faça seu próprio teste e o jogo posso cair no boca a boca pelos próprios jogadores.

O processo de compra da ABK também deixou muito claro, como muita teoria da conspiração não era teoria.
Tudo bem que Hifi rush foi uma situação atípica pelo anúncio no lançamento, mas pode servir como case interessante.
 

Brunolampard

Guerreiro
Maio 22, 2016
3,405
4,031
Brasilia DF
A polêmica do rotten mostra bem como não podemos confiar em notas da mídia como base pra definir o que é bom ou não.

Espero que cada vez mais a comunidade tire suas próprias conclusões. Seria interessante se a MS tomasse medidas diferentes, tirando esse acesso primário, já que ela conta com o GP, possibilitando que cada um faça seu próprio teste e o jogo posso cair no boca a boca pelos próprios jogadores.

O processo de compra da ABK também deixou muito claro, como muita teoria da conspiração não era teoria.
Tudo bem que Hifi rush foi uma situação atípica pelo anúncio no lançamento, mas pode servir como case interessante.
jornalistas são bem corporativistas… eles conseguem transformar algo bom em ruim e vice versa. Eles possuem o microfone em mãos, basta você vê a falácia que se criou em dizer que o jogo não cumpriu com as promessas que fez... Isso só vai mudar com o amadurecimento do público, com a cobrança para com essa galera. Aqui no Brasil, se você faz uma critica, ( alô Eric) já é logo acusado de algum “ista”. Infelizmente, vejo isso como um problema sem solução. O metacritic também precisa de mudanças severas. Simplesmente, é desmotivador você investir em novas franquias! justamente por saber como ocorre essas coisas em prol do Xbox, somada a má vontade e costumes , de quem joga entender. Não merecemos boas ideias, jogos novos, é a mais dura verdade.
 
Última edição:

Macedo992

Jogador
Maio 27, 2023
198
229
Brasil
A sony soh fez todos os jogos dela copiando a formula de tlou e parece q deu certo pro lado de lah. Spider é um clone dos Arkhan e é ovacionado. Não q isso seja ruim PORÉM não concordo q o q vc disse seja a causa.
Dizer isso é uma má fé muito grande. Tlou popularizou essa cinematografia em jogos e os demais apesar de terem seguido a fórmula, fizeram isso de forma muito bem feita. Não se teve isso do lado da microsoft, parecia casa da mãe joana, os estúdios perdidos, copiavam o q deu certo de forma horrível e quando tentavam inovar, em geral, erravam. Acho que só forza foi quem conseguiu se manter no mesmo patamar, de resto foi vagabundagem atrás de vagabundagem.
 

Flanig

Guerreiro
Novembro 3, 2017
226
235
Goiás
Teve uma nota 40 no metacritic hoje. Ainda não joguei o game (Larinha não está deixando), mas pelo que todos já relataram aqui, é muito descabida.
 

PunkSxE

Warrior ?‍?
Janeiro 2, 2016
2,804
8,110
São Paulo
Teve uma nota 40 no metacritic hoje. Ainda não joguei o game (Larinha não está deixando), mas pelo que todos já relataram aqui, é muito descabida.
A querida que deu essa nota tava botando o selo anti-trans no Starfield por conta de treta que deu na Zenimax Online. Negócio nada a ver com a BGS. 4 foi muito ainda vindo dela.

Sem dizer que ja é conhecida por querer lucrar em cima de polêmica.
 
  • Curtir
Reações: Cheripe

KaykyEleuOreo

Guerreiro
Junho 10, 2019
854
915
Quebec
Dizer isso é uma má fé muito grande. Tlou popularizou essa cinematografia em jogos e os demais apesar de terem seguido a fórmula, fizeram isso de forma muito bem feita. Não se teve isso do lado da microsoft, parecia casa da mãe joana, os estúdios perdidos, copiavam o q deu certo de forma horrível e quando tentavam inovar, em geral, erravam. Acho que só forza foi quem conseguiu se manter no mesmo patamar, de resto foi vagabundagem atrás de vagabundagem.
kkkkkkkkkkkkkk tá
 

Guilherme Augusto

Guerreiro
Outubro 18, 2015
4,193
3,979
a
Dizer isso é uma má fé muito grande. Tlou popularizou essa cinematografia em jogos e os demais apesar de terem seguido a fórmula, fizeram isso de forma muito bem feita. Não se teve isso do lado da microsoft, parecia casa da mãe joana, os estúdios perdidos, copiavam o q deu certo de forma horrível e quando tentavam inovar, em geral, erravam. Acho que só forza foi quem conseguiu se manter no mesmo patamar, de resto foi vagabundagem atrás de vagabundagem.
A única vagabundagem que eu vi esses últimos dias é o pessoal que da as notas pro Starfield, de resto, tudo dentro dos conformes.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
A partir de hoje eu não usarei o metacritic pra absolutamente nada, que sistema falho e ridículo
A falha maior é considerar o MC como A NOTA OFICIAL dos reviews.
Ele é só um agregador de resultados, e pra muitas pessoas é tão fácil só olhar pro número dele e pensar que já sabe o que precisa saber sobre o jogo. Daí compra um jogo com MC alto achando que isso garante alguma coisa e em seguida pede reembolso porque odiou o gameplay.
Ler vários reviews dá muito mais trabalho, mas é no texto que estão as informações relevantes, e não no número.
Gosto de usar o Metacritic pra achar os reviews que vou ler, é prático.
 

MainFrame93

Velhato
PXB Gold
Dezembro 12, 2013
1,707
3,288
Curitiba
A falha maior é considerar o MC como A NOTA OFICIAL dos reviews.
A maior falha do MC é ser genérico!

Por parte dos críticos não há muito o que fazer, cada um cada um com suas paixões e seus desgostos, li varias análises durante as barrigadas no feriadão, uma coisa que fica muito evidente em vários casos é a falta de critério como por exemplo. Zelda TOTK e God of war Ragnarok não tiveram evoluções significativas em relação aos seus antecessores e mesmo assim receberam notas máximas. Já para Starfield muitas análises criticaram as poucas evoluções em relação a Skyrim, e Fallout 4, alguns portais ainda chamaram de DLC de Fallout 4 no espaço, sendo que o formato de RPG de Starfield é a marca registrada da Bethesda. Concordo que a evolução no design de NPC's foi baixa, mas se não pesou pra GoW Ragnarok e Zelda TOTK não deveria pesar pra Starfield

Voltando pro Metacritic, a ferramenta se tornou referência no assunto e só se preocupou em evoluir contra as avaliações do público e nada fez para aprimorar a avaliação dos críticos. A plataforma poderia implementar algo que balanceasse as avaliações por exemplo:

  • Descarte de 5% das maiores e 5% das menores notas, já resolveria o problema de review bomb pra gerar click (tudo bem o cara querer ganhar um dinheiro com o buzz do game, mas isso jamais poderia pesar na média, visto que uma nota 40 e uma 65 derrubou 2 pontos na média geral do Starfield)
  • Avaliação por tópico: Poderia dividir as análises em categorias (Narrativa, Desempenho/Gráfico, Conteúdo e Diversão) cada uma com uma nota e chegando a média da nota do jogo pra cada portal. Resolveria a passagem de pano em alguns jogos, Zelda TOTK e até Starfield perderiam pontos em desempenho gráfico.
  • Validação de conclusão: Nada pior que um review pela metade, quem aqui lembra do review da IGN em cuphead que a avaliadora não passou do tutorial? Seria extremamente válido um check se o avaliador ao menos zerou o jogo, já que em filmes os críticos assistem até o fim?
Enfim existem várias soluções pro Metacritic ou Opencritic ponderar melhor as notas, ainda sou da linha de pensamento de que não existe má fé da mídia para com o Xbox, mas alguns casos levantam a dúvida não só em nós, meros gamers underground, mas até nas figuras públicas dos games teve burburinho sobre algumas notas.
 

Lightwarrior8

Xbox Gamepass , vê se me dá um tempo....
PXB Gold
Fevereiro 9, 2019
8,880
18,444
Juiz de fora
A maior falha do MC é ser genérico!

Por parte dos críticos não há muito o que fazer, cada um cada um com suas paixões e seus desgostos, li varias análises durante as barrigadas no feriadão, uma coisa que fica muito evidente em vários casos é a falta de critério como por exemplo. Zelda TOTK e God of war Ragnarok não tiveram evoluções significativas em relação aos seus antecessores e mesmo assim receberam notas máximas. Já para Starfield muitas análises criticaram as poucas evoluções em relação a Skyrim, e Fallout 4, alguns portais ainda chamaram de DLC de Fallout 4 no espaço, sendo que o formato de RPG de Starfield é a marca registrada da Bethesda. Concordo que a evolução no design de NPC's foi baixa, mas se não pesou pra GoW Ragnarok e Zelda TOTK não deveria pesar pra Starfield

Voltando pro Metacritic, a ferramenta se tornou referência no assunto e só se preocupou em evoluir contra as avaliações do público e nada fez para aprimorar a avaliação dos críticos. A plataforma poderia implementar algo que balanceasse as avaliações por exemplo:

  • Descarte de 5% das maiores e 5% das menores notas, já resolveria o problema de review bomb pra gerar click (tudo bem o cara querer ganhar um dinheiro com o buzz do game, mas isso jamais poderia pesar na média, visto que uma nota 40 e uma 65 derrubou 2 pontos na média geral do Starfield)
  • Avaliação por tópico: Poderia dividir as análises em categorias (Narrativa, Desempenho/Gráfico, Conteúdo e Diversão) cada uma com uma nota e chegando a média da nota do jogo pra cada portal. Resolveria a passagem de pano em alguns jogos, Zelda TOTK e até Starfield perderiam pontos em desempenho gráfico.
  • Validação de conclusão: Nada pior que um review pela metade, quem aqui lembra do review da IGN em cuphead que a avaliadora não passou do tutorial? Seria extremamente válido um check se o avaliador ao menos zerou o jogo, já que em filmes os críticos assistem até o fim?
Enfim existem várias soluções pro Metacritic ou Opencritic ponderar melhor as notas, ainda sou da linha de pensamento de que não existe má fé da mídia para com o Xbox, mas alguns casos levantam a dúvida não só em nós, meros gamers underground, mas até nas figuras públicas dos games teve burburinho sobre algumas notas.
Só de ter essas divisões , " trabalho extra " para o pessoal das análises , era bem capaz de tirar as maçãs ruins do cesto. Totalmente apoiado.

Mas seguimos olhando a nota , mas não usando a mesma como base das nossas experiências com jogos. Toda vez que penso em injustiça sobre notas de um jogo , me vêm o Scorn a mente. Que jogo foda , e mesmo assim teve uma nota ridícula.
 

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
4,966
10,613
São Paulo
85 não é uma nota ruim. Quanto mais eu jogo Starfield, mais eu gosto, mas também mais eu percebo que ele não é exatamente um jogo de "nova geração". Às vezes, nem perto disso. Não é uma revolução, de verdade.

É um bom jogo, como foi Fallout 4, e 85 é uma boa nota.
 

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,297
19,135
Manaus
Só de ter essas divisões , " trabalho extra " para o pessoal das análises , era bem capaz de tirar as maçãs ruins do cesto. Totalmente apoiado.

Mas seguimos olhando a nota , mas não usando a mesma como base das nossas experiências com jogos. Toda vez que penso em injustiça sobre notas de um jogo , me vêm o Scorn a mente. Que jogo foda , e mesmo assim teve uma nota ridícula.
O Metacritic serve mais pela discussão que gera, (como a que estamos tendo neste tópico), muito em parte pela necessidade humana em quantificar a experiência de jogo. Antigamente, as análises eram mais simples e sistemáticas (Gráfico, som, jogabilidade, fator replay, etc), mas hoje com a natural evolução dos jogos, ficou muito mais difícil quantificar aspectos que, dentro de um todo, são subjetivos.

Quanto aos jogos, tal como filmes e séries, eu tenho feito o seguinte: apenas observo e rapidamente avalio se aquele conteúdo vale o meu tempo. E não creio que, nos dias de hoje, precisemos de métodos lá muito complexos e extensos para saber o que vale ou não o nosso tempo, intuitivamente já somos capazes de chegar nessa conclusão.
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: Lightwarrior8

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)