Assim, eu estou gostando mais de Starfield a cada nova sessão de jogo, mas vejo muitos probleminhas que estão ali e poderiam ser ou resolvidos ou implementados de maneira diferente, e acho que boa parte a Bethesda não vai fazer questão de resolver, então, o jeito é conviver com eles mesmo.
- Por mais que os loading sejam rápidos, as transições poderiam ser melhores. Faz como a Sony fez com Ratchet & Clank, bota lá o bicho girando alguns poucos segundos entre os portais e já era - no caso aqui, a nave naquela dobra do espaço, deixaria a experiência melhor. Nas cidades a mesma coisa, especialmente para a parte dos prédios (onde alguns precisam de load, outros não, mesmo que muitos dos que precisem tenham só uma salinha com um carinha dentro e alguns que não precisa sejam um pouco mais complexos). Não sei o quanto isso é limitação da engine também;
- Pra descer no planeta, precisamos pousar. Depois de pousar (afinal, queremos explorar), temos mais uma tela onde é possível descer da nave, decolar ou levantar mas ainda ficar dentro da nave. É algo pequeno, mas que acontece a cada nova visita na maioria dos lugares onde não somos transportados direto para um local já explorado, um passo extra desnecessário. Curiosamente, para entrar na nave, é o contrário: dá tanto para entrar na nave como ir direto para o cockpit. Ou seja, em um momento, dificultam; em outro, facilitam;
- Falta de veículos terrestres, no longo prazo, faz falta. Desembarcar em um lugar só pra ter que andar 1km até chegar a um ponto de interesse tendo praticamente nada pra fazer no caminho é cansativo. Dá pra compensar um pouco com o jetpack, mas mesmo nele é preciso investir em upgrades de habilidades pra ficar mais palatável. Em planetas de baixa gravidade, essa questão é facilitada já que alguns dá pra voar indefinidamente;
- Falta de mapas da cidade é algo que, na minha visão como jogador, não se justifica. Tem algumas placas apontando, mas ainda assim em espaços menores, fica confuso. "Ah, mas em [insira outro jogo da Bethesda aqui], também não tem" - bom, os últimos jogos da Bethesda foram há 12 e 8 anos atrás, dá pra tentar melhorar em alguns aspectos nesse meio tempo. Tanto que a adição dos mapas no mapgenie foi algo bastante compartilhado nos últimos dias. Poderiam até incluir, junto das placas, uma daquelas "você está aqui" e mostrando o restante da área, já ajudaria demais;
- O modo scan é inconstante com a liberdade do que podemos fazer: eu posso interagir com algumas coisas (pegar objetos) mas não com outras (abrir portas). Ainda nessa parte do scan, ajudaria demais se tivesse algum tipo de opção para colocar uma cor diferente em itens realmente úteis (consumíveis, munição, revistas) ou ainda ;
- Melhoria do controle da parte de criação de naves. É coisa pra se acostumar, mas não achei satisfatório no controle e volta e meia me perco girando pra um lado quando queria ir para outro. Ainda aqui, seria bom conseguir apertar o botão de adicionar compartimento sem precisar estar com o ponteiro livre fora da nave (porque se estiver na nave, obviamente, seleciona o módulo X). Como falei, não achei o controle bom, ter que fazer mais isso toda vez, enfim;
- Na parte de exploração dos ambientes, adoraria poder consumir itens diretamente do cenário (como comida ou medicamentos) ao invés de ter que ir para o inventário, pra evitar ter que entrar nos menus pra fazer isso (por sorte, existe aquela categoria de "itens novos", mas mesmo assim). Isso aqui (de comer direto do ambiente) existe em Fallout 76, inclusive;
- Ainda no assunto de inventário, poder marcar itens como "lixo" pra vender rapidamente seria muito bem-vindo e economizaria um tempo do caramba;
- As cores estão lavadas demais e não tem como corrigir isso no console. O jogo em si tem pouquíssimas opções de personalização e configurações, inclusive;
- Bloquer certas partes do progresso atrás de habilidades é um pouco frustrante, apesar de entender ser uma recompensa pelo investimento do jogador naquela categoria.
Isso vindo de alguém que está gostando do jogo e que acredita que muitas coisas poderiam ter sido feitas de outra maneira, melhorando a experiência do jogador.
Fizeram uma pergunta no subreddit de Starfield ontem bem cedinho: para quem ama o jogo, que críticas você tem? Tem quase 7,5 mil comentários aí.