Para vocês, oq define um jogo ser um RPG como gênero principal?
Quais são os elementos essências para que um jogo seja um rpg puro?
E pq Zelda BOTW não é ou é um rpg?
E pq GTA V não é ou é um RPG?
E pq FF XVI não é ou é um RPG?
Pra mim, um RPG como gênero principal precisa de ingerência por parte do jogador em dois aspectos:
- Construir e interpretar um avatar nosso, seja esse avatar completo do zero (criar um personagem em Starfield, escolhendo características) ou com um personagem pré-definido mas que ainda assim pode fazer escolhas (Geralt em The Witcher, Harrier em Disco Elysium, etc.);
- Com essas escolhas, interferir e impactar na história e nos acontecimentos do mundo. Explodir uma cidade inteira em Fallout, por exemplo, perdendo todas as quests possíveis lá mas ganhando outras em locais diferentes. Ou fazer diferentes caminhos durante o jogo que impactam quem vai participar da missão suicída em Mass Effect 2.
Paralelo a isso, muitos jogos tem outros estilos como principal mas pegam emprestado alguns elementos de RPGs, especialmente no que diz respeito a personalização do personagem: equipamentos, builds, pontos/árvores de habilidade. Se entrarmos na Wikipedia mesmo, vamos ver que diversos títulos tratados como RPG fazem parte de um subgênero de RPGs de ação, que combina elementos dos dois.
Por muito tempo, criou-se a relação entre RPGs = batalhas por turnos, mas isso acontecia muito mais por conta das limitações das plataformas da época, que não conseguiriam lidar com outras formas de mecânicas sem comprometer o restante do produto. Apesar disso, muitos jogos do gênero mantém essa mecânica como parte da experiência.
Sobre os jogos citados, Zelda BOTW/TOTK e GTA nem são considerados RPGs e sim jogos de ação/aventura. Já Final Fantasy XVI faz parte do grupo dos action RPGs, misturando elementos dos dois.