Tópico Oficial Taverna PXB

Lightwarrior8

Xbox Gamepass , vê se me dá um tempo....
PXB Gold
Fevereiro 9, 2019
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Juiz de fora
Para vocês, oq define um jogo ser um RPG como gênero principal?
Quais são os elementos essências para que um jogo seja um rpg puro?
E pq Zelda BOTW não é ou é um rpg?
E pq GTA V não é ou é um RPG?
E pq FF XVI não é ou é um RPG?

Hoje acho que misturou tudo , antes era fácil definir pelo estilos de gameplay. Você olhava para um jogo com turnos , e não tinha dúvidas que era um RPG raiz.

Com o tempo foram evoluindo , e tornando o jogo mais dinâmico e prático , contudo , o que define pra mim o RPG , é poder fazer quase todos os tipos de escolha num jogo.

Seja como você vai poder evoluir o personagem e suas características , poder interagir com um NPC , aceitar ou não a missão , seguir o caminho do bem ou mal.

Ou seja , ter poder de escolhas na vida do personagem.
Sobre os jogos citados , não joguei a fundo o GTA 5 e nem o FF 16 , então não sou capaz de opinar.
 

Lucas Freire

You shall not pass!!!!
Março 27, 2016
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Bom Jesus da Lapa
Já começa errado em ter integração com o Instagram. O Twitter é exatamente para você compartilhar o que você quer que ninguém da sua família veja.
Não vejo substituindo no momento, vamos ver se vai ter fôlego.
Esse Threads vai ficar sem minha presença. Quero distância de Instagram e Facebook. Só o zap que não tem jeito e pelo menos não é integrado obrigatóriamente a essas outras redes.
 
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ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
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Rio Grande do Sul
Para vocês, oq define um jogo ser um RPG como gênero principal?
Quais são os elementos essências para que um jogo seja um rpg puro?
E pq Zelda BOTW não é ou é um rpg?
E pq GTA V não é ou é um RPG?
E pq FF XVI não é ou é um RPG?
Pra mim, um RPG como gênero principal precisa de ingerência por parte do jogador em dois aspectos:
  • Construir e interpretar um avatar nosso, seja esse avatar completo do zero (criar um personagem em Starfield, escolhendo características) ou com um personagem pré-definido mas que ainda assim pode fazer escolhas (Geralt em The Witcher, Harrier em Disco Elysium, etc.);
  • Com essas escolhas, interferir e impactar na história e nos acontecimentos do mundo. Explodir uma cidade inteira em Fallout, por exemplo, perdendo todas as quests possíveis lá mas ganhando outras em locais diferentes. Ou fazer diferentes caminhos durante o jogo que impactam quem vai participar da missão suicída em Mass Effect 2.

Paralelo a isso, muitos jogos tem outros estilos como principal mas pegam emprestado alguns elementos de RPGs, especialmente no que diz respeito a personalização do personagem: equipamentos, builds, pontos/árvores de habilidade. Se entrarmos na Wikipedia mesmo, vamos ver que diversos títulos tratados como RPG fazem parte de um subgênero de RPGs de ação, que combina elementos dos dois.

Por muito tempo, criou-se a relação entre RPGs = batalhas por turnos, mas isso acontecia muito mais por conta das limitações das plataformas da época, que não conseguiriam lidar com outras formas de mecânicas sem comprometer o restante do produto. Apesar disso, muitos jogos do gênero mantém essa mecânica como parte da experiência.

Sobre os jogos citados, Zelda BOTW/TOTK e GTA nem são considerados RPGs e sim jogos de ação/aventura. Já Final Fantasy XVI faz parte do grupo dos action RPGs, misturando elementos dos dois.
 
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PunkSxE

Warrior ?‍?
Janeiro 2, 2016
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São Paulo
Deixar essa frase aqui que um dev da Bioware usou uma vez:

Screenshot_20230706_122249_Edge.jpg
"Você pode por um "J" na frente do nome mas não faz do jogo um RPG. Você não faz escolhas, você não cria seu personagem, você não vive seu personagem... Eu não sei o que são - jogos de aventura, talvez? Mas não são RPGs"

É a mesma visão que eu tenho e entra em outra linha de discussão: já passou da hora de aposentarem o termo jRPG. Não significa mais nada já que os jogos que caem dentro desse termo raramente são RPGs, vide Final Fantasy.
 

Cheripe

Guerreiro
PXB Gold
Maio 27, 2021
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Jundiaí
Para vocês, oq define um jogo ser um RPG como gênero principal?
Na minha opinião RPG em videogame é um conjunto de características que o jogo tem que vem lá do RPG de mesa de verdade. Alguns exemplos são level, atributos, tipos de combate, armas e magias que remetem temáticas clássicas. Dito isso, não vejo quase nenhum jogo em que RPG seja o gênero principal. E tem também a diferenciação pro JRPG, onde as batalhas são eventos separados (o xp ganho não é por monstro individual e sim por horda, geralmente começa uma música específica pro combate, é algo que veio dos primeiros JRPG de turno e ta aí até hoje).

E pq Zelda BOTW não é ou é um rpg?
Pra mim nenhum Zelda é porque eles nem tentam. Não tem nenhuma característica clara, apesar de ter progressão de personagem, não tem level, numerinho subindo, escolha de atributos. Não acho que seja o suficiente. É o jogo que definiu o gênero action/adventure puro.

E pq GTA V não é ou é um RPG?
Aqui entra numa zona complicada que todos os jogos recentes tem muita progressão, e talvez a liberdade de um GTA deixe ele acima de praticamente todos os JRPG.

E pq FF XVI não é ou é um RPG?
Acho que é, do mesmo jeito que tudo que lança é cheio de elementos, mas tem menos que os antigos. Ainda é bem JRPG no sentido dos combate serem eventos, mas aí já descaralhou tudo e tem que traçar uma linha pra eu lembrar do que que to falando
 

Cheripe

Guerreiro
PXB Gold
Maio 27, 2021
977
2,059
Jundiaí
Você não faz escolhas, você não cria seu personagem, você não vive seu personagem...
Já vi nerdola raiz que ama RPG e não gosta de videogame que anula tudo isso dizendo que é tudo programado então as escolhas não são suas de verdade, a criação e as consequências do seu personagem são todas pré determinadas e etc. Então sendo purista mesmo, essa discussão não tem fim, e talvez com o avanço da AI teremos finalmente os primeiros RPG de fato na opinião dessa galera.

Por isso eu gosto da ideia de que apenas os elementos e temáticas clássicas dos RPG de mesa já são suficientes pra enfiar um jogo de videogame nesse gênero. Aos poucos vai ficando mais complicado, já que essas características vão sendo cada vez mais usadas e misturadas com outras coisas, mas acho um bom ponta pé.
 
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jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
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19,137
Manaus
Eu passei por isso também, quando estava com o PS5 só queria jogar a 60fps. Nessa época quando joguei Zelda BotW fiz só as missões principais para zerar logo, não suportava a taxa de 30 quadros.

Depois alguns meses apenas no Switch, consigo jogar a 30 fps tranquilamente. Fiz 150 horas de Zelda TotK sem reclamar da taxa de atualização, isso porque em alguns momentos, nem 30fps o jogo segura.
Sim, a discussão de taxa de quadros acaba com o jogo que a gente gosta.
 

sehloco

Guerreiro
Setembro 11, 2017
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Santa Catarina
Já vi nerdola raiz que ama RPG e não gosta de videogame que anula tudo isso dizendo que é tudo programado então as escolhas não são suas de verdade, a criação e as consequências do seu personagem são todas pré determinadas e etc. Então sendo purista mesmo, essa discussão não tem fim, e talvez com o avanço da AI teremos finalmente os primeiros RPG de fato na opinião dessa galera.

Por isso eu gosto da ideia de que apenas os elementos e temáticas clássicas dos RPG de mesa já são suficientes pra enfiar um jogo de videogame nesse gênero. Aos poucos vai ficando mais complicado, já que essas características vão sendo cada vez mais usadas e misturadas com outras coisas, mas acho um bom ponta pé.
Gosto de pensar que precisamos voltar na origem do termo RPG e como isso foi implementada em videogames.
Tu citou algo importante, que é a ambientação. Precisa de fantasia, sem essa característica estética perde a essência doq pra mim é sinônimo de RPG, e é por isso que GTA mesmo tendo várias características que sim poderia se enquadrar como também um rpg NUNCA será visto como um RPG, e olha lá, zeldinha sendo chamado de rpg até pelos criadores e sabemos que é pela estética e não pelas mecânicas.
Jogos de tabuleiro são por turnos (existem mecânicas variadas, por exemplo em D&D você pode interromper alguém a 'qualquer' momento) e essa ideia foi melhor adaptado em jogos eletrônicos justamente pela limitação tecnologica, e querendo ou não essa característica ditou umas das mecânicas essências de um RPG.

Só sei que virou zona, e não faz sentido algum mais o termo.
Galera falando que FF XVI é menos RPG que GOW Ragnarok... Tipo, qual é o ponto aqui?
 

DigoM4RS

Guerreiro
Maio 6, 2019
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SP
Gosto de pensar que precisamos voltar na origem do termo RPG...
Concordo plenamente.
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Lightwarrior8

Xbox Gamepass , vê se me dá um tempo....
PXB Gold
Fevereiro 9, 2019
8,886
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Juiz de fora
Gosto de pensar que precisamos voltar na origem do termo RPG e como isso foi implementada em videogames.
Tu citou algo importante, que é a ambientação. Precisa de fantasia, sem essa característica estética perde a essência doq pra mim é sinônimo de RPG, e é por isso que GTA mesmo tendo várias características que sim poderia se enquadrar como também um rpg NUNCA será visto como um RPG, e olha lá, zeldinha sendo chamado de rpg até pelos criadores e sabemos que é pela estética e não pelas mecânicas.
Jogos de tabuleiro são por turnos (existem mecânicas variadas, por exemplo em D&D você pode interromper alguém a 'qualquer' momento) e essa ideia foi melhor adaptado em jogos eletrônicos justamente pela limitação tecnologica, e querendo ou não essa característica ditou umas das mecânicas essências de um RPG.

Só sei que virou zona, e não faz sentido algum mais o termo.
Galera falando que FF XVI é menos RPG que GOW Ragnarok... Tipo, qual é o ponto aqui?
Eu acho engraçado também o pessoal querer por o nome de RPG em tudo , como se fosse alguma espécie de mérito ou de qualidade.

Acho que muitos termos estão ficando para trás , 3As , RPGs , etc. Ou pelo menos perderam o sentido que tinham antes.
 
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Samuel DW

Jogador
PXB Gold
Maio 25, 2008
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Irlanda
Por muito tempo, criou-se a relação entre RPGs = batalhas por turnos, mas isso acontecia muito mais por conta das limitações das plataformas da época, que não conseguiriam lidar com outras formas de mecânicas sem comprometer o restante do produto.

Essa parte é no minimo 'debatable', ja que nos RPGs de mesa que esses jogos buscavam imitar, o combate sempre foi por turnos tambem.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
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Essa parte é no minimo 'debatable', ja que nos RPGs de mesa que esses jogos buscavam imitar, o combate sempre foi por turnos tambem.

Sim, discutível.
Por um lado, era a tradução mais próxima do jogo analógico. Por outro, era difícil imaginar de outra forma com a tecnologia disponível.

Sobre a tecnologia evoluir para atingir o nível de liberdade dos jogos de tabuleiro, eu acho que não deve acontecer. Não porque a tecnologia não é capaz de evoluir até esse ponto, creio que será, sim, porém seria o bug hell que nenhum desenvolvedor seria burro o suficiente de tentar. A liberdade dos jogos de mesa vem com abstrações que não são possíveis num jogo de computador realista. E se não me engano, os RPGs originais tem um mestre que organiza a parada toda; os membros que vão participar da partida já começam dentro de certas premissas combinadas entre as pessoas. Se você dá liberdade pro WoKEKiLleR988 fazer o que quiser sozinho na casa dele, ele vai fazer uma baderna que o jogo vai ficar uma merda e vai chover de reclamação na internet que o jogo não é divertido pra outra coisa além de gerar memes. Enquanto num RPG "raíz" o cara que organiza a parada acaba com a brincadeira na hora se o jogador ficar viajando fora do contexto do jogo.
Outra coisa, se pra um RPG futurista muito semelhante aos jogos de tabuleiro em termos de liberdade precisar de players com o mesmo perfil dos jogadores analógicos, então não existe viabilidade econômica pra isso.

Entendo quem discorde, até porque não sou especialista em RPGs de verdade, meu negócio são os de videogame mesmo.
 
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henriquevascain

The World is Quiet Here
Outubro 7, 2012
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