enfim terminei o game.... os dois na realidade.
O primeiro eu achei um ótimo game... com uma boa historia de road movie zumbi e jogabilidade.... ok. A jogabilidade é eficiente e funcional... mas... não achei melhor do que Tomb Raider 2013, por exemplo. Muito linear até mesmo no modo de superar os obstáculos. A narrativa é definitivamente a melhor coisa do primeiro jogo... aos poucos vamos nos apegando a relação paternal entre Joel e Ellie e isto definitivamente move a historia. Mesmo achando o primeiro game muito bom, ele ficou abaixo das minhas expectativas. Tinham me vendido que jogo seria algo extraordinário... mas.... sério... ainda acho Tomb Raider 2013 melhor e mais emocionante. Tanto em jogabilidade quanto em história.
Um ponto que acho importantíssimo a se destacar no primeiro jogo é que, principalmente o arco final, já tinha ficado nítido que não existiria mortes fáceis... e não digo no quesito "dificuldade" de realizar... mas... de serem moralmente corretas.
Isto foi apenas... "pincelado" no primeiro game. Deixando as indagações mais com jogadores do que na tela em si.
Enfim... o fato é... se eu esperava algo extraordinário no primeiro game e fiquei um pouco... digamos... desiludido (não entenda isto como algo ruim... o game é ótimo... mas estava aquém da minha expectativa... que era muuuuito alta)... mas... ninguém me preparou foi para o TLOU2... e ai... meu amigo... acho que só cabe uma expressão: - PUTAQUEOPARIUUUUUU!!!!!!
A jogabilidade, que ja era boa, melhorou bastante. Sendo muuuuito chato, muito mesmo, posso levantar alguma observação quanto ao modo que os personagens usa o cover... mas isto nem chega a ser um problema. A adição de mover deitado, gramas, e áreas a serem atravessadas mais abertas abriu muito o leque de abordagem para superar os obstáculos e inimigos.
Mas o melhor do jogo em si nem é a jogabilidade (que é ótima).... Mas, novamente, a narrativa. A historia tem um plot muuuito simples: - Vingaça. É impressionante como o plot mais batido de todos os tempo do cinema pode ainda gerar uma obra tão carregada quanto TLOU2 (ou divertida quanto John Wick). O fato é que a questão moral pincelada no primeiro jogo foi elevada a décima potência e, algo muito raro de se ver nos games, nós jogadores começamos a duvidar das próprias decisões da personagem. Aos poucos, cada "inimigo" vencido começou a marcar minha consciência e me fazer duvidar das próprias motivações. Em alguns momentos eu, Ronan, não queria puxar o gatilho, ou dar aquele soco. (eu morri 3 vezes na batalha final... que nem é dificil... mas por que não estava aguentando mais a sinfonia de caos que tudo aquilo estava virando... e simplesmente... não queria apertar os botões). O jogo me fez apaixonar pela Allie, Joel, Dina, Abby, Owen, Levvy, Yara e etc.... e tudo o que eu mais queria... era poder entrar no meio deles e pedir para pararem...
Este jogo não tem nenhuma morte fácil de engolir... e isto é muuuuito... mas é muuuuuito importante de ser questionado no mundo dos games.
Ainda há várias outras mensagens subentendidas sobre relacionamento, valorização do próximo, perdão, desesperança, respeito e etc....
O jogo, em si, é um, turbilhão de emoções bem dosadas e administradas pela EXCELENTE mão do diretor. Seja nos flashback, ou mesmo em sacadas inteligentes como o barco na tela inicial (que eu ficava me perguntando o tempo todo o que era)... ou até na campanha de marketing que apresentou a "Festa" e o beijo da dina e ellie e o jogo começa logo após isto... dando um incrível ar de que... ja estávamos jogando o game antes mesmo dele ser lançado. Que sacada genial.
Enfim... me falta elogios para este game....
Desculpa o textão.... não deu pra segurar. rsrsrs