Já estou com o console a mais de 15 dias e já foi tempo suficiente pra registrar algumas horas nos jogos que peguei e ter uma ideia melhor do pacote completo. Para contextualizar, joguei até agora o Astro's Playroom (platinado em 12 horas), Demon's Souls (22 horas), Spider-Man Remastered (22 horas) e Sackboy: Uma Grande Aventura (11 horas).
Console: rápido na navegação pela interface, incluindo o acesso a loja de jogos, silencioso e estável*. Achei a interface bonita, agradável e direta ao ponto principal que é o acesso aos jogos e aplicativos. Gostei dos Cards que permitem carregar o jogo já direto em um nível particular, sem ter que passar pelas telas de carregamento, e que mostra o progresso dos jogos e dos troféus. Estou adorando também o recurso de ajuda, que mostra um pequeno vídeo dos coletáveis em jogos como Astro e Sackboy e dá dicas de sobrevivência em jogos como Demon's Souls.
Controle: qualidade de construção muito boa. Passa uma sensação de coisa sólida, bem construída. Pegada muito boa. Feedback tátil, gatilhos e microfone embutido agem em conjunto para fornecer sensações surpreendentes, especialmente no Astro's Playroom. Todos os outros jogos que testei usam os recursos do controle mas não conseguem atingir o mesmo resultado do Astro. Percebi que o segredo do Astro é a combinação dos recursos. Se usados de forma isolada eles fornecem sensações boas mas não tão impressionantes.
Áudio 3D: ainda não testei no Miles Morales, que parece ser o título que melhor se aproveita do recurso. Quero terminar o Spider-Man Remastered antes de entrar no Miles. Mas nos outros jogos, não notei nenhuma sensação tridimensional ao usar o áudio 3D. Uso um Headset Astro A40. Tentei conectar só o fone diretamente no controle (um dos métodos recomendados pela Sony e pela própria Astro) e também tentei conectar o MixAmp (em modo PC) diretamente no console via USB. O console reconhece o dispositivo como um fone USB e funciona normalmente. Das duas formas consigo ativar o Áudio 3D nas configurações do PS5. Mas a qualidade do som não é tão boa quanto a qualidade que obtenho conectando o cabo ótico do MixAmp na saída da TV e ativando o Dolby no MixAmp.
Jogos: estou adorando todos os jogos que comprei.
* Na questão estabilidade, sofri aquele problema que relatei anteriormente do console travar e reiniciar na hora que pipocou um troféu no Astro's Playroom. Vi um outro relato de travamento semelhante que aconteceu no Marvel's Spider-Man, também na hora que pipocou o troféu. Desde então já desbloqueie vários troféus em vários jogos e não tive problema algum. Pode ser um pequeno bug que não acontece com frequência.
* Tem um bug na opção de captura automática de vídeo e foto do momento de desbloqueio de um troféu. Desabilitei a opção de capturar a foto, deixando só a captura do vídeo, mas mesmo assim ele continua capturando ambos.
Console: rápido na navegação pela interface, incluindo o acesso a loja de jogos, silencioso e estável*. Achei a interface bonita, agradável e direta ao ponto principal que é o acesso aos jogos e aplicativos. Gostei dos Cards que permitem carregar o jogo já direto em um nível particular, sem ter que passar pelas telas de carregamento, e que mostra o progresso dos jogos e dos troféus. Estou adorando também o recurso de ajuda, que mostra um pequeno vídeo dos coletáveis em jogos como Astro e Sackboy e dá dicas de sobrevivência em jogos como Demon's Souls.
Controle: qualidade de construção muito boa. Passa uma sensação de coisa sólida, bem construída. Pegada muito boa. Feedback tátil, gatilhos e microfone embutido agem em conjunto para fornecer sensações surpreendentes, especialmente no Astro's Playroom. Todos os outros jogos que testei usam os recursos do controle mas não conseguem atingir o mesmo resultado do Astro. Percebi que o segredo do Astro é a combinação dos recursos. Se usados de forma isolada eles fornecem sensações boas mas não tão impressionantes.
Áudio 3D: ainda não testei no Miles Morales, que parece ser o título que melhor se aproveita do recurso. Quero terminar o Spider-Man Remastered antes de entrar no Miles. Mas nos outros jogos, não notei nenhuma sensação tridimensional ao usar o áudio 3D. Uso um Headset Astro A40. Tentei conectar só o fone diretamente no controle (um dos métodos recomendados pela Sony e pela própria Astro) e também tentei conectar o MixAmp (em modo PC) diretamente no console via USB. O console reconhece o dispositivo como um fone USB e funciona normalmente. Das duas formas consigo ativar o Áudio 3D nas configurações do PS5. Mas a qualidade do som não é tão boa quanto a qualidade que obtenho conectando o cabo ótico do MixAmp na saída da TV e ativando o Dolby no MixAmp.
Jogos: estou adorando todos os jogos que comprei.
- Astro's Playroom: jogo obrigatório. Não questione, não olhe com desdém, não deixe pra lá... só jogue até o fim e sorria.
- Spider-Man Remastered: estou atingindo 50% da campanha e quanto mais eu avanço mais interessante fica o jogo e mais gostoso fica navegar por Nova York. Agora que comecei a dominar os movimentos, estou começando a me sentir o próprio Spider-Man, muito bom.
- Demon's Souls ficou com uma ambientação e gráficos fenomenais. A mecânica que exige revisitar os mesmos locais várias e várias vezes e ficar coletando itens e almas para tornar o seu personagem mais forte é meio questionável do ponto de vista de jogos modernos, mas por enquanto já passei de 20 horas e ainda estou engajado para tentar ir até o final. O design das fases é muito inteligente e dá para perceber porque muitas pessoas são apaixonadas pelo jogo. Só queria que tivesse um Save Point antes de cada chefe, para poder tentar novamente a luta sem ter que refazer todo o caminho. Mas entendo que existem mecânicas embutidas no jogo que meio que ficariam sem sentido se não fosse assim.
- Sackboy está me surpreendendo a cada nova fase. Estou jogando com meu filho (de quase 5 anos) e está sendo uma experiência maravilhosa. A estória é infantil mas o gameplay é para todas as idades. Se você gosta de jogo de plataforma, não deixe passar. As fases são super variadas, super vivas, cheias de animações muito bem feitas, com desafios na medida certa e projetadas de forma a agradar a uma gama variada de públicos. Quer explorar cada cantinho e achar passagens secretas? O jogo tem. Quer ir correndo direto pelo caminho principal? O jogo permite também. Uma surpresa para mim, que não vi ninguém comentando nas análises, foi a presença de gadgets no jogo. Você adquire e pode usar em algumas fases e eles tornam o gameplay ainda mais gostoso e variado. As dezenas de roupas e opções de personalização dão um toque todo especial ao jogo.
* Na questão estabilidade, sofri aquele problema que relatei anteriormente do console travar e reiniciar na hora que pipocou um troféu no Astro's Playroom. Vi um outro relato de travamento semelhante que aconteceu no Marvel's Spider-Man, também na hora que pipocou o troféu. Desde então já desbloqueie vários troféus em vários jogos e não tive problema algum. Pode ser um pequeno bug que não acontece com frequência.
* Tem um bug na opção de captura automática de vídeo e foto do momento de desbloqueio de um troféu. Desabilitei a opção de capturar a foto, deixando só a captura do vídeo, mas mesmo assim ele continua capturando ambos.
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