Tópico Oficial Taverna PXB

DinobotGP

Novato
Abril 15, 2009
541
721
Belém
Sobre o Cyberpunk, acho que todo mundo já sabe que a CD errou em lançar o jogo dessa forma.
Porém, ainda que sem saber precisar porque, acredito que eles não tinham outra opção, senão fazer o lançamento.

Com isso, o que vejo como maior erro da CD está no escopo do jogo. Eles quiseram abraçar o mundo, mas nem sempre é possível.
Talvez um pouco mais de humildade teria simplificado o jogo em muitas áreas. É a ambição de querer fazer o jogo definitivo.

Lembro dos líderes da Obsidian comentando no lançamento de "The Outer Worlds" de como é difícil, mas necessário, manter o projeto limitado e focado.
 

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
4,966
10,613
São Paulo
Era claro para muitos desenvolvedores que eles precisavam de mais tempo.
Também sou partidário de que os maiores vilões da indústria são os executivos, na maioria das vezes pelo menos.

Mas por outro lado, o jogo estava sendo desenvolvido há 7 anos, foi adiado umas três vezes... Não é como se fosse algo rushado, a gente está falando aqui de quase uma década. Eu nem imagino o quanto foi gasto nesse game em termos de orçamento, direto ou indireto.

Pra sair do jeito que saiu, depois de tanto tempo e tanta grana, acredito que existam culpados em todos os lados.
 
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Reações: Linho e Edu Barros

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,728
76,213
Rio Grande do Sul
Também sou partidário de que os maiores vilões da indústria são os executivos, na maioria das vezes pelo menos.

Mas por outro lado, o jogo estava sendo desenvolvido há 7 anos, foi adiado umas três vezes... Não é como se fosse algo rushado, a gente está falando aqui de quase uma década. Eu nem imagino o quanto foi gasto nesse game em termos de orçamento, direto ou indireto.

Pra sair do jeito que saiu, depois de tanto tempo e tanta grana, acredito que existam culpados em todos os lados.
De desenvolvimento mesmo, foi menos tempo.

Aquele vídeo de janeiro de 2013 foi mais para atrair investidores e financiamento, mas Cyberpunk 2077 só entrou em pré-produção com força após o lançamento de Blood and Wine (maio/16). Como The Witcher III era um projeto gigantesco, o grosso do pessoal ficou trabalhando nele por um bom tempo.

"As soon as we concluded work on Blood and Wine, we were able to go on full speed ahead with CP2077's pre-production."
 

accoroni

Guerreiro
PXB Gold
Agosto 22, 2018
465
711
Ribeirão Preto
Pra deixar o tópico do jogo livre desse assunto, pra que o povo possa compartilhar experiências do jogo em si, o Jason Schreier (sempre ele) publicou um artigo contando um pouco dos bastidores da última semana na CD Projekt RED.

Durante o desenvolvimento do jogo, muitos desenvolvedores enfrentaram múltiplos períodos de trabalho além da conta, incluindo semanas obrigatórias de seis dias para terminar o jogo. Em uma reunião da equipe na terça-feira, com diretores e tal, um funcionário perguntou se eles achavam hipocrisia fazer um jogo sobre exploração corporativa enquanto esperavam que seus próprios funcionários trabalhassem horas extras - a resposta foi vaga e evasiva. Muita gente que trabalhou em Cyberpunk disse a mesma coisa: os prazos do jogo, definidos pelo conselho de diretores, sempre foram irrealistas. Era claro para muitos desenvolvedores que eles precisavam de mais tempo.


Será que os jogos de vídeo game, principalmente do gênero RPG e de mundo aberto, não ficaram ambiciosos e complexos demais de forma apressada e inorgânica, se tornando pouco sustentáveis no longo prazo, mesmo que sejam lucrativos?
Falo isso, pois Cyberpunk 2077 (RPG, de mundo aberto e denso) levou em torno de 3,5 anos de pré produção (pouca gente, talvez só a equipe criativa) e mais uns 4,5 anos de produção total, com um time de centenas de desenvolvedores, umas 5 centenas se não me engano trabalham na CD Project, com crunch em parte desse período de 4,5 anos de produção total, aí os desenvolvedores comentam que os prazos eram irreais, eu fico me perguntando: será que não eram a ambição e o escopo do jogo que eram irreais ao seu tempo? Quanto mais tempo o jogo precisaria para a equipe pudesse fazê-lo sem crunch algum, mais uns 2 anos, talvez mais?
Seria um jogo que começou a pré produção em 2012 sendo o produto final entregue em 2022.
Isso é sem precedente em qualquer outra forma de entretenimento que eu possa pensar.
Ainda que no final do período de 10 anos este jogo seja financeiramente bem sucedido e bastante lucrativo, do ponto de vista da sustentabilidade criativa isso seria viável de forma geral? Manter um time criativo e coeso por 10 anos no mesmo projeto me parece uma tarefa difícil.
Será que sacrificar um pouco do escopo e da ambição não teriam feito de Cyberpunk 2077 um jogo mais coeso e fechadinho?
 
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Pegazuswarri0R

Te baniram sem você merecer, volte lá e mereça!
PXB Gold
Outubro 19, 2016
8,084
14,421
Araraquara/SP
Eu tinha prometido a mim mesmo que não entraria mais nesse assunto, ainda mais quando começou a rolar ataque pessoal (Passa pano etc), ou quando passaram a me chamar de tranca tópico (tá aí uma medalha pra criar), mas como eu sou eu, senta que lá vem história:

1º) Você que saiu vociferando que quem estava curtindo o jogo era passa pano e parabenizou a Sony por retirar Cyberpunk da loja, está de parabéns por sua hipocrisia!
Ao invés de você chamar de mãe e/ou parabenizar a $ony por ter tirado Cyberpunk da loja, deveria exigir que ela cumpra suas obrigações e devolva a grana de quem solicitou reembolso. Não importa o que diz a política da empresa, se é um direito do cliente solicitar a devolução de um produto (jogo digital é um produto) comprado pela internet, ela é obrigada a cumprir e devolver.

2º) Quem tem que decidir se vai fazer ou não a compra sou eu, não dou o direito da empresa decidir isso por mim.
Se eu como comprador, mesmo vendo os inúmeros relatos, decidir comprar o jogo EU TENHO DIREITO A FAZÊ-LO. Se eu fizer e não me sentir satisfeito, solicitarei o reembolso e terei que ser atendido. Está lá no código de defesa do consumidor!

3º) Sei que passamos por momentos difíceis e acredito que são esses momentos que estão deixando todos a flor da pele. Tenho visto aqui muita gente sendo ríspido com outro, apenas por discordar de sua opinião.
A sensação que tenho é que o processo que a redes sociais desencadeiam em fazer com não aceitemos a opinião do outro, foi potencializado nesse ano de 2020, parecendo que involuímos uma década em 1 ano. Nem adianta dizer que eu sou ríspido em minhas respostas pois sou um ogro por natureza!

4º) Você não pode nunca exigir que o outro tenha a mesma visão que você, que ela tenha tido a mesma experiência que você.
Primeiro, a visão contrária pode te ajudar a crescer e evoluir. Segundo, cada um sabe de sua verdade. terceiro, se o cara só entrou na geração PSde4/Xbox One agora, não é nenhum demérito pra ele e isso também não invalida a experiência dele, pelo contrário, deveria ser observada com mais atenção pois ele, provavelmente, não estará preso aos vícios das narrativas criadas pela guerra de consoles.

5º) Pra você que acha que todo mundo que pensa diferente de você é tendencioso ou que é passador de pano:
Se deu parabéns a mãesonya, reveja sua opiniões. Se ainda assim persistir nela, lembre-se que amanhã seu PS5 pode chegar!
Se ainda assim criar a narrativa de que pode comprar mídia física, parabéns! Você merece a medalha de PASSADOR de PANO MOR!
No mais espero que a campanha do Lacre e do cancelamento surta efeito: QUE CYBERPUNK FIQUE EXCLUSIVO NO XBOX!

6º) Essa situação toda demonstra
A total falta de respeito da Sony com seus clientes (sim ela de chama de fã, você faz campanha mas no fim é só um cifrão), total despreparo em ter resoluções rápidas.

7º) CDPR errou feio, errou rude em lançar como lançou pros consoles base. Que esse episódio sirva de aprendizado pra outras empresas que por ventura poderiam usar desse artifício de lançar de qlq jeito e que mais pra frente a gente arruma.
Apesar de tudo, o jogo é magnífico em sua história e pelo menos no SS (que muitos falaram que não era next-gen etc) está lindo e sem bugs que atrapalhem a experiência, história imersiva e cativante. Se minha opinião é passar pano pra você ?‍♂️

Edit: Parabéns pra vc que leu tudo! Desculpem postar aqui, mas é onde posso falar de Cyberpunk GOTY em 2077. Espero que não tranquem esse tópico ?! BE HAPPY!
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,728
76,213
Rio Grande do Sul
Será que os jogos de vídeo game, principalmente do gênero RPG e de mundo aberto, não ficaram ambiciosos e complexos demais de forma apressada e inorgânica, se tornando pouco sustentáveis no longo prazo, mesmo que sejam lucrativos?
Falo isso, pois Cyberpunk 2077 (RPG, de mundo aberto e denso) levou em torno de 3,5 anos de pré produção (pouca gente, talvez só a equipe criativa) e mais uns 4,5 anos de produção total, com um time de centenas de desenvolvedores, umas 5 centenas se não me engano trabalham na CD Project, com crunch em parte desse período de 4,5 anos de produção total, aí os desenvolvedores comentam que os prazos eram irreais, eu fico me perguntando: será que não eram a ambição e o escopo do jogo que eram irreais ao seu tempo? Quanto mais tempo o jogo precisaria para a equipe pudesse fazê-lo sem crunch algum, mais uns 2 anos, talvez mais?
Seria um jogo que começou a pré produção em 2012 sendo o produto final entregue em 2022.
Isso é sem precedente em qualquer outra forma de entretenimento que eu possa pensar.
Ainda que no final do período de 10 anos este jogo seja financeiramente bem sucedido e bastante lucrativo, do ponto de vista da sustentabilidade criativa isso seria viável de forma geral? Manter um time criativo e coeso por 10 anos no mesmo projeto me parece uma tarefa difícil.
Será que sacrificar um pouco do escopo e da ambição não teriam feito de Cyberpunk 2077 um jogo mais coeso e fechadinho?
Então, o desenvolvimento de Cyberpunk 2077 começou mesmo pra valer a partir do final de Witcher III em 2016, quando lançaram a segunda expansão. A intenção era desenvolver ambos os projetos meio em paralelo, mas Witcher III também foi crescendo em escopo, tomando todas as atenções do estúdio por um longo tempo.

Até vi um comentário uma vez de alguém falando que uma parte das ideias que haviam sido rabiscadas para Cyberpunk 2077 entre 2012-2013, coisa dos princípios básicos de design do jogo mesmo, foram descartadas quando o projeto foi retomado com força, em 2016.

Sobre escopo e ambição, temos que lembrar que a CD Projekt é uma empresa pública listada em bolsa, logo, existe uma pressão de acionistas para entregar resultados. Não que sendo uma empresa fechada isso não aconteça, mas tem um peso extra sabendo que é preciso prestar contas a alguém, mostrar resultados, justificar os investimentos - e, infelizmente, acredito que olharam mais pra isso do que para todo o resto especialmente durante o último ano. A CD Projekt se valorizou muito nos últimos anos, tanto pelo excelente resultado de The Witcher III, o crescimento do GOG e, também, a expectativa para o seu próximo projeto, e isso foi alcançado para quem investiu na empresa esperando essa expectativa. Duas semanas antes do jogo lançar, teve ali a última curva ascendente na cotação das ações da CD Projekt chegando no segundo maior valor histórico no dia 4 de dezembro, mas despencando a partir do dia 7, antes mesmo do lançamento do jogo.

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Nessas horas, deve ter pesado a expectativa de investidores e do conselho mesmo, porque empresas assim trabalham com planejamentos muito detalhados e que devem ser cumpridos, com a possibilidade de gerar perdas grandes caso não alcance algum indicador estabelecido. Talvez a gente estaria vendo o mesmo movimento das ações caso eles tivessem chegado no mês passado dizendo "ó galera, vamos precisar de mais seis meses", porque impactaria diretamente a geração de receitas e o ano fiscal da CD Projekt - e, consequentemente, de seus acionistas, que poderiam com isso perder a confiança e sair da empresa também.
 

GhutozBR

Guerreiro
Janeiro 7, 2019
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navegantes sc
Eu tinha prometido a mim mesmo que não entraria mais nesse assunto, ainda mais quando começou a rolar ataque pessoal (Passa pano etc), ou quando passaram a me chamar de tranca tópico (tá aí uma medalha pra criar), mas como eu sou eu, senta que lá vem história:

1º) Você que saiu vociferando que quem estava curtindo o jogo era passa pano e parabenizou a Sony por retirar Cyberpunk da loja, está de parabéns por sua hipocrisia!
Ao invés de você chamar de mãe e/ou parabenizar a $ony por ter tirado Cyberpunk da loja, deveria exigir que ela cumpra suas obrigações e devolva a grana de quem solicitou reembolso. Não importa o que diz a política da empresa, se é um direito do cliente solicitar a devolução de um produto (jogo digital é um produto) comprado pela internet, ela é obrigada a cumprir e devolver.

2º) Quem tem que decidir se vai fazer ou não a compra sou eu, não dou o direito da empresa decidir isso por mim.
Se eu como comprador, mesmo vendo os inúmeros relatos, decidir comprar o jogo EU TENHO DIREITO A FAZÊ-LO. Se eu fizer e não me sentir satisfeito, solicitarei o reembolso e terei que ser atendido. Está lá no código de defesa do consumidor!

3º) Sei que passamos por momentos difíceis e acredito que são esses momentos que estão deixando todos a flor da pele. Tenho visto aqui muita gente sendo ríspido com outro, apenas por discordar de sua opinião.
A sensação que tenho é que o processo que a redes sociais desencadeiam em fazer com não aceitemos a opinião do outro, foi potencializado nesse ano de 2020, parecendo que involuímos uma década em 1 ano. Nem adianta dizer que eu sou ríspido em minhas respostas pois sou um ogro por natureza!

4º) Você não pode nunca exigir que o outro tenha a mesma visão que você, que ela tenha tido a mesma experiência que você.
Primeiro, a visão contrária pode te ajudar a crescer e evoluir. Segundo, cada um sabe de sua verdade. terceiro, se o cara só entrou na geração PSde4/Xbox One agora, não é nenhum demérito pra ele e isso também não invalida a experiência dele, pelo contrário, deveria ser observada com mais atenção pois ele, provavelmente, não estará preso aos vícios das narrativas criadas pela guerra de consoles.

5º) Pra você que acha que todo mundo que pensa diferente de você é tendencioso ou que é passador de pano:
Se deu parabéns a mãesonya, reveja sua opiniões. Se ainda assim persistir nela, lembre-se que amanhã seu PS5 pode chegar!
Se ainda assim criar a narrativa de que pode comprar mídia física, parabéns! Você merece a medalha de PASSADOR de PANO MOR!
No mais espero que a campanha do Lacre e do cancelamento surta efeito: QUE CYBERPUNK FIQUE EXCLUSIVO NO XBOX!

6º) Essa situação toda demonstra
A total falta de respeito da Sony com seus clientes (sim ela de chama de fã, você faz campanha mas no fim é só um cifrão), total despreparo em ter resoluções rápidas.

7º) CDPR errou feio, errou rude em lançar como lançou pros consoles base. Que esse episódio sirva de aprendizado pra outras empresas que por ventura poderiam usar desse artifício de lançar de qlq jeito e que mais pra frente a gente arruma.
Apesar de tudo, o jogo é magnífico em sua história e pelo menos no SS (que muitos falaram que não era next-gen etc) está lindo e sem bugs que atrapalhem a experiência, história imersiva e cativante. Se minha opinião é passar pano pra você ?‍♂️

Edit: Parabéns pra vc que leu tudo! Desculpem postar aqui, mas é onde posso falar de Cyberpunk GOTY em 2077. Espero que não tranquem esse tópico ?! BE HAPPY!
onde assino?
 
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xJohnKennedy

Guerreiro
Dezembro 31, 2015
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Goiás
Liberem as amarras!

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Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
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Nessas horas, deve ter pesado a expectativa de investidores e do conselho mesmo, porque empresas assim trabalham com planejamentos muito detalhados e que devem ser cumpridos, com a possibilidade de gerar perdas grandes caso não alcance algum indicador estabelecido. Talvez a gente estaria vendo o mesmo movimento das ações caso eles tivessem chegado no mês passado dizendo "ó galera, vamos precisar de mais seis meses", porque impactaria diretamente a geração de receitas e o ano fiscal da CD Projekt - e, consequentemente, de seus acionistas, que poderiam com isso perder a confiança e sair da empresa também.

As pré-vendas só geram dinheiro pra empresa quando o lançamento é realizado, ou poucos dias antes dele. Até lá a empresa estava com dinheiro emprestado pra tocar o projeto. A notícia que as pré-vendas digitais tinham bancado o desenvolvimento do jogo e marketing mostram um cenário extremamente tentador para os gestores, que certamente já tinham bastante pressão de seus financiadores. Pressão para que cumprissem o que foi acordado. O jogo ali, "quase" pronto, rodando em bons PCs, o suficiente para ganhar boas avaliações, e a grana de 8 milhões de pré-vendas ali, só esperando, e a data do próximo pagamento da equipe chegando (incluindo as horas extras). Mesmo gestores que não são "demônios", quando se veem numa situação financeira muito complicada e cujas alternativas razoáveis já foram esgotadas, acabam tomando decisões que não são as melhores para o momento (ou ao menos não parecem as melhores depois, olhando em retrospectiva).

É possível que a situação seja um pouco (ou muito) mais complexa para a CDPR em termos de que caminhos seguir pra entregar o jogo no final, porém a situação a qual chegaram foram fruto de decisões de alguns anos atrás. Pode ser que a única forma da CDPR atingir a visão que tinha para esse jogo fosse percorrendo esse caminho, pode ser que uma forma sustentável para um estúdio como o deles trabalhar não permitisse ter uma ambição tão grande. Só que, ao forçar um limite que eles não tinham condições de ultrapassar, coisas foram destruídas no processo. A maior delas, a confiança.

Dificilmente eles vão conseguir entregar outro AAA sem chegar perto do final da geração do Series X. E aí, quem vai querer comprar antecipadamente um jogo deles para console, sabendo que os PCs que eles vão trabalhar já estarão muito a frente dos consoles de hoje? O melhor caminho seria que as pessoas realmente não fizessem a compra antecipada e somente se o jogo estivesse em bom estado, aí sim poderiam comprar no Day One. Não mostrou minha plataforma nos reviews? Aguardo alguém analisar. Já fazemos isso para muitos estúdios, a CDPR simplesmente provou que não é digna de ser tratada de forma diferente (compra às cegas).

Chegamos num ponto da indústria que, infelizmente, não é razoável esperar que um jogo (grande) no seu lançamento não tenha nenhum tipo de bug. Os estúdios não conseguiam atingir esse objetivo 10 anos atrás, e com o crescimento do escopo dos projetos isso só piorou. Porém, mesmo que seja uma linha meio borrada no chão, precisa haver limites. E quando eu digo que não é razoável esperar um jogo grande sem bugs, eu não estou falando de conformismo, eu estou falando que você não devia dar seu dinheiro antecipadamente, pois estatisticamente é provável que existirão problemas em maior ou menor gravidade. A recompensa antecipada (dinheiro na frente) não ajuda a diminuir essa situação.
 

Asprobocop

Guerreiro
PXB Gold
Setembro 27, 2019
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4,808
Farroupilha
As pré-vendas só geram dinheiro pra empresa quando o lançamento é realizado, ou poucos dias antes dele. Até lá a empresa estava com dinheiro emprestado pra tocar o projeto. A notícia que as pré-vendas digitais tinham bancado o desenvolvimento do jogo e marketing mostram um cenário extremamente tentador para os gestores, que certamente já tinham bastante pressão de seus financiadores. Pressão para que cumprissem o que foi acordado. O jogo ali, "quase" pronto, rodando em bons PCs, o suficiente para ganhar boas avaliações, e a grana de 8 milhões de pré-vendas ali, só esperando, e a data do próximo pagamento da equipe chegando (incluindo as horas extras). Mesmo gestores que não são "demônios", quando se veem numa situação financeira muito complicada e cujas alternativas razoáveis já foram esgotadas, acabam tomando decisões que não são as melhores para o momento (ou ao menos não parecem as melhores depois, olhando em retrospectiva).

É possível que a situação seja um pouco (ou muito) mais complexa para a CDPR em termos de que caminhos seguir pra entregar o jogo no final, porém a situação a qual chegaram foram fruto de decisões de alguns anos atrás. Pode ser que a única forma da CDPR atingir a visão que tinha para esse jogo fosse percorrendo esse caminho, pode ser que uma forma sustentável para um estúdio como o deles trabalhar não permitisse ter uma ambição tão grande. Só que, ao forçar um limite que eles não tinham condições de ultrapassar, coisas foram destruídas no processo. A maior delas, a confiança.

Dificilmente eles vão conseguir entregar outro AAA sem chegar perto do final da geração do Series X. E aí, quem vai querer comprar antecipadamente um jogo deles para console, sabendo que os PCs que eles vão trabalhar já estarão muito a frente dos consoles de hoje? O melhor caminho seria que as pessoas realmente não fizessem a compra antecipada e somente se o jogo estivesse em bom estado, aí sim poderiam comprar no Day One. Não mostrou minha plataforma nos reviews? Aguardo alguém analisar. Já fazemos isso para muitos estúdios, a CDPR simplesmente provou que não é digna de ser tratada de forma diferente (compra às cegas).

Chegamos num ponto da indústria que, infelizmente, não é razoável esperar que um jogo (grande) no seu lançamento não tenha nenhum tipo de bug. Os estúdios não conseguiam atingir esse objetivo 10 anos atrás, e com o crescimento do escopo dos projetos isso só piorou. Porém, mesmo que seja uma linha meio borrada no chão, precisa haver limites. E quando eu digo que não é razoável esperar um jogo grande sem bugs, eu não estou falando de conformismo, eu estou falando que você não devia dar seu dinheiro antecipadamente, pois estatisticamente é provável que existirão problemas em maior ou menor gravidade. A recompensa antecipada (dinheiro na frente) não ajuda a diminuir essa situação.
Dentro de sua excelente análise me despertou uma desconfiança que nos últimos anos.
Até quando é vantagem para um empresa investir muitos milhões por muitos anos e correr sério risco de não recuperar nem o mínimo de investimento. Será que o modelo de desenvolvimento de jogos irá mudar? A quantidade de AAA irá diminuir com o passar dos anos?
 
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