O plano B é ficar com um console pronto para o lançamento, mas esperando até uns 2 projetos AAA fiquem prontos, daí lança o console. Meses depois do concorrente. Um ano talvez.
Tem duas coisas que são meio que contrastantes: para você planejar um jogo de videogame de grande orçamento para ficar pronto numa data específica, você precisa definir limites de escopo para o projeto. Só pode jogar no seguro. Os jogos anuais de esporte fazem isso, somente features que são viáveis de implementar na janela disponível entram, as demais são empurradas pro futuro. Forza Motorsport já foi assim, eles trabalhavam com meta de 2 anos, sem falhar. Mas a diferença de um título para o outro acabava não sendo gritante, e se houvesse alguma coisa um pouco mais impactante como gráfico, outros setores do jogo sofriam pois não dava tempo de ajustar tudo (pense Forza 4 para o Forza 5).
Halo Infinite foi pensado como sendo um Halo ambicioso. Significa que vai trilhar caminhos que a franquia ainda não seguiu. O plano era não ficar na mediocridade. Esse plano, de ir além, de chegar a outros patamares, não combina muito com projeto de data fixa. A MS foi atrás de novas aquisições para complementar seus estúdios, mas projetos como Avowed e Fable não iam ficar prontos em 2020.
"Mas nem um Ryse". O plano de propaganda era Halo. Parecia um bom plano, só que a única maneira de garantir a data era definindo que teria "um Halo" e não um "grande Halo". Pior que passado um tempo, as pessoas se apegam menos aos jogos que estavam disponíveis no lançamento, e querem saber dos jogos que estão disponíveis naquele momento; por isso, um bom Halo terá efeito muito mais duradouro do que "qualquer Halo" no lançamento.
Olha, achei interessantissimo teu comentário, mas ao menos pra mim só reforça que nunca deveriam ter escolhido Halo para garoto propaganda de lançamento. E os motivos tu mesmo citou: não teriam controle pra cumprir a promessa, ou estariam correndo o risco de lançar algo abaixo da expectativa.
E estamos falando de um estúdio com grana. Muita grana. Há jogos impactantes saindo por agora e acho que todos concordamos o quão importante é um lançamento pra história de um console. De repente deveriam ter buscado essa parceria. Deveriam ter pensado mais cedo que Halo poderia não ser entregue quando imaginavam e começado a preparar (2, 3 anos antes) aquele game que definitivamente chegaria junto. A Sony não prometeu um God of War, Uncharted ou The Last of Us, ao contrário disso vai entregar um jogo de Spider-Man que todos sabem que vai ser bem familiar ao anterior e possivelmente tão interessante quanto. Não houve crise quanto a isso justamente por esse entendimento: games demoram.
Agora prometer o que se tem de maior e não entregar nada é feio demais.