Halo 5 foi lançado em 2015, Infinite terá com isso no mínimo 5 anos de desenvolvimento. Com uma equipe da 343 de 500 pessoas, e salário médio de 8k, já são basicamente 250 milhões apenas em salários, aí soma desenvolvimento de uma engine nova, desenvolvimento terceirizado, CGs da BLUR (?) e outro detalhes, a conta possivelmente chega nessa cifra dos 500 milhões...
EU acho este tipo de alocação de custos para uma empresa que possui múltiplos projetos como a 343 um pouco super estimado.
Ao longo destes 5 anos (Holiday 2015 a Holiday 2020) a 343 possui equipes de funcionários trabalhando em Books, Novels, Série e afins que geram receita para microsoft, equipe trabalhando em Halo Wars 2 que gerou e ainda gera receita para microsoft, equipe trabalhando em Halo MCC que gerou e ainda gera receita para microsoft, equipe trabalhando no pós lançamento de halo 5 que gerou e ainda gera receita para microsoft e equipe trabalhando no desenvolvimento de uma nova engine que tem potencial para gerar receitas em múltiplos projetos e não é justo ter seu custo de desenvolvimento alocado apenas a Halo Infinite.
Acredito que no lançamento o custo de desenvolvimento de Halo Infinite de será bem menor que estes 500 milhões de dólares, porém ainda como você mencionou tem os custos com terceiros (CGs e a Skybox Labs), tem o custo com Marketing e o custo com o suporte pós lançamento que não devem ser baratos.
Se o pessoal argumentar que a franquia Halo custa em torno de 100 milhões de dólares ano para microsoft eu acredito.