Cara, eu tenho um canal com várias dicas pro Gears 3 e to começando a postar dicas pro 4. Dá uma olhada
https://www.youtube.com/user/RgkXII
Não acompanhei a discussão toda sobre o Gears 4, mas sinceramente estou achando ele um dos melhores da série. A campanha é ótima, com muita ação e um pouco de suspense (mais no sentido de apresentar os novos inimigos e tal), alguns trechos épicos (e um avião realmente muito difícil de derrubar haha) e personagens cativantes. Achei a fase com os deebees muito interessante - destruir robôs foi algo novo, mas absolutamente gratificante (aliás, adoro matar robôs no multiplayer). No geral, é uma campanha que merce ser jogada e rejogada em todos os níveis de dificuldade e em coop.
O modo horda eu não joguei muito, apenas uma partida de 1 a 50 e outras esporádicas, mas me pareceu tão divertido como sempre. O sistema de classes é interessante, adiciona mais elemento a se pensar no jogo. O modo versus foi o que eu mais gostei, apesar de encontrar alguns problemas.
Achei a Social Playlist uma solução muito boa para evitar os esvaziamentos que sempre acontecem nos modos menos jogados (sofri bastante com isso no 3, pq gosto muito do Rei do Pedaço e, depois de um tempo, praticamente só tinha bots). O modo rankeado ainda precisa de mudanças - tipo um lobby, que deve ser implementado em futuros updates, mas eu pouco joguei. ODEIO ficar esperando pra começar uma partida. Os novos modos de jogo são ok - eu gostei do Queimada, mas já cansei do Corrida Armamentista. Não joguei o Escalation (Escalada?) ainda.
Outro mérito do jogo é que, apesar da hammerburst ter precisado de uns ajustes, não vejo os mesmos problemas com armas que teve com o 3, em particular com Serrada, Retro Lancer e Rapid Fire na Hammerburst e na Pistola. Há quem diga que a Gnasher tá forte demais, causando muito dano de mais longe. Não sei ainda. No mais, o jogo parece dinâmico como o 3 (que é o meu preferido), permitindo bastante movimentação e disputas muito legais.
Uma solução bem interessante foi permitir que as partidas públicas tenham todos os mapas, independente da pessoa comprar season pass ou não. Esse foi um fator que dividiu bastante a comunidade nos jogos, gerando listas e mais listas de modo de jogo. Só que Gears não tem uma comunidade tão grande assim pra poder ser dividida, o que gerava modos e listas desertos ou, pior, sem servidor dedicado.
A variabilidade de skins e personagens é muito boa (o Judgment tinha bem mais skins de roupas que personagem...), especialmente para aqueles que adoram umas skins bem diferentes (eu achei umas meio esquisitas, mas ok, tem quem goste). Meu maior problema é com o sistema de cartas e créditos para skins. Cada partida, pelo menos no social, dá pouco crédito e o elite pack, que é o melhor para skins, é caríssimo (em créditos e dinheiro). E não há nada desbloqueável por subir de nível (deveria ter no mínimo um pelo primeiro re-up). Parece que o sistema foi realmente feito para os jogadores gastarem suas economias, com um agravante: vc não compra skins diretamente - vc compra packs que PODEM ter a sua skin favorita. Se não tiver, azar o seu - vai ter que comprar packs até sair a skin, ou quebrar cartas até conseguir o suficiente pra criar a que vc quer. Sobre as cartas de bônus de XP e bônus de classe no modo Horda eu ainda não tenho opinião formada... Mas pra quem quiser, também se pode gastar uma pequena fortuna nelas.
No mais, tô empolgadíssimo com o jogo. Acho que vou jogá-lo muito mais do que o Ultimate Edition ou o Judgment. Mais do que o 3 eu não sei.... vai ser um grande desafio hehehe