Estava aqui vendo um vídeo do Jimquisition onde ele comenta que os consoles atuais estão muito focados em copiar o PC de várias formas, mas que não conseguem oferecer as mesmas vantagens que um PC com Steam oferece. Pra piorar, já há figurão da Sony dizendo que o principal concorrente do PS4 é o PC.
A discussão não é de "qual é a melhor plataforma" ou mais um comparativo de PC x consoles, isso já cansou e não tem sentido. A discussão necessária é que enquanto Sony e MS focam exageradamente seus esforços em oferecer consoles com mais teraflops, resolução e FPS, ambas estão esquecendo de devolver aos consumidores algo que sempre foi marca registrada dos consoles: comodidade e conveniência na hora de jogar.
Os exemplos que comprovam isso são muitos. Lembra da promessa feita por MS e Sony no começo da geração de sair jogando com o download de poucos gigas de jogos maiores enquanto eles baixam em segundo plano? Parece que isso ficou pra trás e hoje raríssimos jogos dão essa possibilidade e quando dão, oferecem apenas telas com minigames bobos ou mesmo menus de loadings eternos que duram dias (conforme o download).
Pra piorar, temos downloads que passam da barreira de 50 GBs, o que é absurdo para os padrões da internet atual considerando não apenas velocidade de conexão média, mas também limite de dados por plano. Nâo há desculpa para esses arquivos monstruosos, quando é possível no Steam baixar os mesmos jogos em arquivos compactados que reduzem o tamanho do download, muitas vezes, em mais da metade. Isso é comodidade que Sony e MS não têm desculpas para não oferecer.
E aquela história de colocar o disco do jogo e sair jogando? Isso era muito bom mesmo, mas praticamente não existe mais hoje. Hoje é colocar o jogo e rezar para ele não ter um patch de 4 gbs no lançamento. Não teve patch? Ótimo! Agora vou poder colocar o disco e sair jogando? Não! Espere a instalação obrigatória do jogo no HD, o que pode levar até excruciantes duas horas em muitos casos. Duas horas que você tem pra jogar são gastas com simples instalação!
Muitos podem dizer que isso se resolve deixando o console offline. Porém, se em pleno 2016 você precisa puxar o cabo de rede de um eletrônico que é projetado para funcionar conectado 24 horas e tem várias funções dependentes dessa conexão, algo está errado com o serviço que vem sendo oferecido. Fora que essa "solução" não se aplica a jogos focados em online.
E nem vamos falar dos bugs constantes, lançamentos cortados pra gerar DLCs, season passes, etc., redes como a PSN que costumam passar dias offline, downloads caindo ou lentos demais, etc.
É verdade sim que esses problemas e a perda de conveniência não começaram nessa geração, mas principalmente a partir da última quando a internet já estava consolidada e os patches e downloads de jogos completos e DLCs começaram a ganhar força. O problema é que isso só vem piorando. Já passou da hora de MS e Sony copiarem o que o PC tem de melhor hoje e que pode ser copiado sem precisar lançar hardware novo e com promessas de teraflops mágicos: preços, qualidade do serviço, conveniência, comodidade e facilidades.
Para quem quiser ver o Jimquisition a qual me referi e que me instigou a escrever:
A discussão não é de "qual é a melhor plataforma" ou mais um comparativo de PC x consoles, isso já cansou e não tem sentido. A discussão necessária é que enquanto Sony e MS focam exageradamente seus esforços em oferecer consoles com mais teraflops, resolução e FPS, ambas estão esquecendo de devolver aos consumidores algo que sempre foi marca registrada dos consoles: comodidade e conveniência na hora de jogar.
Os exemplos que comprovam isso são muitos. Lembra da promessa feita por MS e Sony no começo da geração de sair jogando com o download de poucos gigas de jogos maiores enquanto eles baixam em segundo plano? Parece que isso ficou pra trás e hoje raríssimos jogos dão essa possibilidade e quando dão, oferecem apenas telas com minigames bobos ou mesmo menus de loadings eternos que duram dias (conforme o download).
Pra piorar, temos downloads que passam da barreira de 50 GBs, o que é absurdo para os padrões da internet atual considerando não apenas velocidade de conexão média, mas também limite de dados por plano. Nâo há desculpa para esses arquivos monstruosos, quando é possível no Steam baixar os mesmos jogos em arquivos compactados que reduzem o tamanho do download, muitas vezes, em mais da metade. Isso é comodidade que Sony e MS não têm desculpas para não oferecer.
E aquela história de colocar o disco do jogo e sair jogando? Isso era muito bom mesmo, mas praticamente não existe mais hoje. Hoje é colocar o jogo e rezar para ele não ter um patch de 4 gbs no lançamento. Não teve patch? Ótimo! Agora vou poder colocar o disco e sair jogando? Não! Espere a instalação obrigatória do jogo no HD, o que pode levar até excruciantes duas horas em muitos casos. Duas horas que você tem pra jogar são gastas com simples instalação!
Muitos podem dizer que isso se resolve deixando o console offline. Porém, se em pleno 2016 você precisa puxar o cabo de rede de um eletrônico que é projetado para funcionar conectado 24 horas e tem várias funções dependentes dessa conexão, algo está errado com o serviço que vem sendo oferecido. Fora que essa "solução" não se aplica a jogos focados em online.
E nem vamos falar dos bugs constantes, lançamentos cortados pra gerar DLCs, season passes, etc., redes como a PSN que costumam passar dias offline, downloads caindo ou lentos demais, etc.
É verdade sim que esses problemas e a perda de conveniência não começaram nessa geração, mas principalmente a partir da última quando a internet já estava consolidada e os patches e downloads de jogos completos e DLCs começaram a ganhar força. O problema é que isso só vem piorando. Já passou da hora de MS e Sony copiarem o que o PC tem de melhor hoje e que pode ser copiado sem precisar lançar hardware novo e com promessas de teraflops mágicos: preços, qualidade do serviço, conveniência, comodidade e facilidades.
Para quem quiser ver o Jimquisition a qual me referi e que me instigou a escrever: