Arrumei um tempinho para escutar o podcast ainda nesse fim de semana! E como sempre, ficou ótimo!
Antes de começar aquela bíblia que costumo fazer, queria parabenizar o @caddelin pela mais nova integrante da família! muita saúde,paz e felicidade para à pequena Alice.
Agora, vamos lá:
Interessante escutar vocês comentando sobre os companion apps, me fez lembrar que nunca usei nenhum deles na vida rs. Acho que o principal motivo da maioria das pessoas não dar atenção para esse tipo de coisa é justamente o que vocês falaram: a fragmentação da atenção do usuário. Sou do tipo de pessoa que costuma fazer uma coisa de cada vez, muito difícil você me ver por exemplo jogando um game e fazendo outra coisa ao mesmo tempo. Até música eu não costumo ouvir junto, pois acaba me distraindo do jogo. Também acho que alguns apps que são feitos para agilizar a jogatina, acabam mais atrapalhando do que ajudando... BF4 por exemplo tem opção de por o mapa no celular/tablet, mas só o tempo que você perde parando de olhar para TV e indo para o dispositivo móvel já inutiliza qualquer vantagem ou praticidade que aquele aplicativo poderia te proporcionar. Melhor usar o mini mapa que tem na tela do jogo mesmo rs.
Já sobre o lance dessa ser a última geração com "consoles como conhecemos", eu também acredito nisso. Eles não vão parar de existir, mas sem dúvidas terão mudanças significativas em suas políticas. Ao meu ponto de vista isso parece ser o futuro, e não parece ser só no meu ponto de vista, já que a MS está mirando para algo desse tipo, basta ver as ideias dela em unificar todas as suas plataformas... tentando popularizar ao máximo o Windows 10 e colocá-lo em todos os seus dispositivos.
Quem sabe na próxima geração os consoles não sejam como as Steam Machines: computadores compactos montados já pensando na praticidade e facilidade de se jogar na sala, levar para casa dos amigos, pro churrasco de fim de semana e etc. A única diferença seria que os consoles sendo lançados nesses moldes sem dúvidas fariam mais sucesso e seriam bem mais aceitos do que as máquinas compactas da Valve. Talvez pelo fato de a proposta do console que temos hoje em dia já ser bem semelhante à uma SM, só que fechada a sete chaves para a modificação física do usuário.
Já sobre também o lance de atualmente os consoles serem praticamente plataformas multimídia, eu adoro isso. Creio que ritmo de vida hoje em dia é muito corrido, e a praticidade se fazer o maior número de coisas possíveis em um menor número de aparelhos nos agiliza bem mais. Um exemplo é eu estar jogando e minha namorada pedir para ver um filme: simples, abro Netflix pelo console mesmo e pronto. Já na época dos senhores, meus nobres anciões (hehehe), tinha que achar um save point, levantar do sofá, desligar o game, trocar o cabo de áudio e vídeo atrás da televisão para ligar o DVD/VHS e ai sim assistir ao filme, e nem estou levando em conta a possibilidade de ter que ir até a locadora para pegar algo novo pra ver... esse "pacote multimídia" foi a melhor atualização que nossos consoles receberam nos último
Concordo também com o que comentaram sobre o 3D, e ao meu ver o Kinect/PS Move foram pelo mesmo caminho. Já sobre os óculos eu sou mais um do (gigante) time dos céticos. Por mais inovadores que sejam, tem que ter investimento, e não tem investimento se não tem mercado consumidor para aquele produto. A biblioteca atual de todos esses itens de AR/VR/Hologramas (ou seja lá qual outra denominação eles tenham) não tem anda de relevante para competir com os jogos "normais" de consoles. E o pior nem é esse, e sim que eles não tem nada para justificar à sua própria compra, já que sem dúvidas eles vão ter um valor significantemente salgado... pagar um alto valor para jogar indies e outros jogos mais simples é coisa de louco, fanboy de sua determinada plataforma ou de entusiasta mesmo.
Vamos ver como Sony, MS, Valve, Oculus e etc vão investir em seus aparelhos, pois a obrigação de mostrar do que esses acessórios são capazes é deles. Só assim para desenvolvedoras externas verem se essa nova tecnologia tem futuro e se compensa o investimento de tempo e dinheiro para fazer realmente games que agreguem valor à esses periféricos.
De qualquer forma, só o tempo dirá se vai dar certo ou não, mas prefiro manter minhas expectativas baixas (bem baixas, quase se rastejando, diga-se de passagem) para não se decepcionar mais lá para frente.
Assassin's Creed sai todo ano que a Ubisoft chegou ao ponto de ter que anunciar que NÃO vai ter jogo em 2016 hehehehe. Que loucura
Mas achei legal que deram um tempo (mesmo que mínimo) para a franquia, sem dúvidas a atualização trouxe mais males do que benefícios para essa série.
Já sobre o Quantum Break no PC, nós já comentamos para caramba isso lá no tópico que o Ronabs criou, e toda hora aparece um novo sobre esse hehehe, então nem vou me adentrar nesse assunto. Mas vou aproveitar para esclarecer as dúvidas de vocês, já que segundo o site oficial, o jogo vai ter sim cross save entre PC e Xbox.
Will there be shared progress across the campaign? Is there any cross-play opportunities between the Xbox One and Windows 10 versions?
fonte: www.quantumbreak.com/windows10/
Bom, acho que é isso! Novamente parabéns por mais um ótimo podcast, continuem com esse belo trabalho! Nos vemos no programa 73 .
Abraços.
Antes de começar aquela bíblia que costumo fazer, queria parabenizar o @caddelin pela mais nova integrante da família! muita saúde,paz e felicidade para à pequena Alice.
Agora, vamos lá:
Interessante escutar vocês comentando sobre os companion apps, me fez lembrar que nunca usei nenhum deles na vida rs. Acho que o principal motivo da maioria das pessoas não dar atenção para esse tipo de coisa é justamente o que vocês falaram: a fragmentação da atenção do usuário. Sou do tipo de pessoa que costuma fazer uma coisa de cada vez, muito difícil você me ver por exemplo jogando um game e fazendo outra coisa ao mesmo tempo. Até música eu não costumo ouvir junto, pois acaba me distraindo do jogo. Também acho que alguns apps que são feitos para agilizar a jogatina, acabam mais atrapalhando do que ajudando... BF4 por exemplo tem opção de por o mapa no celular/tablet, mas só o tempo que você perde parando de olhar para TV e indo para o dispositivo móvel já inutiliza qualquer vantagem ou praticidade que aquele aplicativo poderia te proporcionar. Melhor usar o mini mapa que tem na tela do jogo mesmo rs.
Já sobre o lance dessa ser a última geração com "consoles como conhecemos", eu também acredito nisso. Eles não vão parar de existir, mas sem dúvidas terão mudanças significativas em suas políticas. Ao meu ponto de vista isso parece ser o futuro, e não parece ser só no meu ponto de vista, já que a MS está mirando para algo desse tipo, basta ver as ideias dela em unificar todas as suas plataformas... tentando popularizar ao máximo o Windows 10 e colocá-lo em todos os seus dispositivos.
Quem sabe na próxima geração os consoles não sejam como as Steam Machines: computadores compactos montados já pensando na praticidade e facilidade de se jogar na sala, levar para casa dos amigos, pro churrasco de fim de semana e etc. A única diferença seria que os consoles sendo lançados nesses moldes sem dúvidas fariam mais sucesso e seriam bem mais aceitos do que as máquinas compactas da Valve. Talvez pelo fato de a proposta do console que temos hoje em dia já ser bem semelhante à uma SM, só que fechada a sete chaves para a modificação física do usuário.
Já sobre também o lance de atualmente os consoles serem praticamente plataformas multimídia, eu adoro isso. Creio que ritmo de vida hoje em dia é muito corrido, e a praticidade se fazer o maior número de coisas possíveis em um menor número de aparelhos nos agiliza bem mais. Um exemplo é eu estar jogando e minha namorada pedir para ver um filme: simples, abro Netflix pelo console mesmo e pronto. Já na época dos senhores, meus nobres anciões (hehehe), tinha que achar um save point, levantar do sofá, desligar o game, trocar o cabo de áudio e vídeo atrás da televisão para ligar o DVD/VHS e ai sim assistir ao filme, e nem estou levando em conta a possibilidade de ter que ir até a locadora para pegar algo novo pra ver... esse "pacote multimídia" foi a melhor atualização que nossos consoles receberam nos último
Concordo também com o que comentaram sobre o 3D, e ao meu ver o Kinect/PS Move foram pelo mesmo caminho. Já sobre os óculos eu sou mais um do (gigante) time dos céticos. Por mais inovadores que sejam, tem que ter investimento, e não tem investimento se não tem mercado consumidor para aquele produto. A biblioteca atual de todos esses itens de AR/VR/Hologramas (ou seja lá qual outra denominação eles tenham) não tem anda de relevante para competir com os jogos "normais" de consoles. E o pior nem é esse, e sim que eles não tem nada para justificar à sua própria compra, já que sem dúvidas eles vão ter um valor significantemente salgado... pagar um alto valor para jogar indies e outros jogos mais simples é coisa de louco, fanboy de sua determinada plataforma ou de entusiasta mesmo.
Vamos ver como Sony, MS, Valve, Oculus e etc vão investir em seus aparelhos, pois a obrigação de mostrar do que esses acessórios são capazes é deles. Só assim para desenvolvedoras externas verem se essa nova tecnologia tem futuro e se compensa o investimento de tempo e dinheiro para fazer realmente games que agreguem valor à esses periféricos.
De qualquer forma, só o tempo dirá se vai dar certo ou não, mas prefiro manter minhas expectativas baixas (bem baixas, quase se rastejando, diga-se de passagem) para não se decepcionar mais lá para frente.
Assassin's Creed sai todo ano que a Ubisoft chegou ao ponto de ter que anunciar que NÃO vai ter jogo em 2016 hehehehe. Que loucura
Mas achei legal que deram um tempo (mesmo que mínimo) para a franquia, sem dúvidas a atualização trouxe mais males do que benefícios para essa série.
Já sobre o Quantum Break no PC, nós já comentamos para caramba isso lá no tópico que o Ronabs criou, e toda hora aparece um novo sobre esse hehehe, então nem vou me adentrar nesse assunto. Mas vou aproveitar para esclarecer as dúvidas de vocês, já que segundo o site oficial, o jogo vai ter sim cross save entre PC e Xbox.
Will there be shared progress across the campaign? Is there any cross-play opportunities between the Xbox One and Windows 10 versions?
- “Quantum Break” will support shared saves between the Xbox One and Windows 10 versions. There is no cross-play functionality as “Quantum Break” is a single player action-adventure experience.
fonte: www.quantumbreak.com/windows10/
Bom, acho que é isso! Novamente parabéns por mais um ótimo podcast, continuem com esse belo trabalho! Nos vemos no programa 73 .
Abraços.